Menu

Caixa inicia pagamento do FGTS nesta sexta (13); saiba como sacar

12/09/2019 às 11:30
Tempo de leitura
3 min

A partir desta sexta-feira (13), a Caixa Econômica Federal irá iniciar o depósito automático para aqueles que tem direito ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

O depósito da nas contas daqueles que têm conta poupança no banco seguirá o cronograma de acordo com o mês de nascimento. Dessa forma, quem nasceu em janeiro, fevereiro, março e abril receberá primeiro. Os próximos a terem acesso ao saque serão os nascidos nos meses de maio, junho, julho e agosto, que já terão o valor depositado no dia 27 deste mês. Logo depois, no dia 9 de outubro, receberão os nascidos nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro.

De acordo com a Caixa, aproximadamente 33 milhões de trabalhadores receberão o valor, de maneira automática, na conta poupança. OS clientes que não desejarem retirar o dinheiro terão até o dia 30 de abril de 2020 para informar a decisão em um dos canais da Caixa, como o site, o Internet Banking ou mesmo o aplicativo no celular.

Já para aqueles que não têm conta poupança na Caixa, ou que a conta não foi aberta até o dia 24 de julho deste ano, os depósitos seguirão um calendário que tem início no dia 18 de outubro, para os nascidos em janeiro. Este cronograma terminará em 6 de março de 2020, para os nascidos em dezembro.

Como sacar o FGTS?

Para consultar informações sobre FGTS e realizar o saque, é necessário ter o Cartão do Cidadão, que facilita o acesso aos serviços dos benefícios sociais e trabalhistas, além de poder ser utilizado em todos os canais de pagamento autorizados pela Caixa.

Para quem não tem conta poupança na Caixa, o saque de até R$ 100,00 por conta pode ser feito em lotéricas, usando o número do CPF e o documento de identificação. Já os saques de até R$ 500, liberados pelo Governo, podem ser feitos nas lotéricas ou correspondentes Caixa Aqui, com apresentação do documento de identidade e Cartão do Cidadão com senha.

O dinheiro também poderá ser sacado nos caixas eletrônicos da Caixa, utilizando o número do CPF, PIS, Pasep ou NIS e a senha do Cartão Cidadão. Os trabalhadores que não tem o Cartão Cidadão devem  procurar uma agência da Caixa para realizar o saque.

Prazo

Os saques poderão ser realizados a partir do dia indicado no calendário, de acordo com a data do aniversário, até 31 de março de 2020. Caso o trabalhador não faça o saque até essa data, o valor retornará automaticamente para a conta do FGTS, sem prejuízo da rentabilidade do período. Nos anos seguintes não haverá direito a essa modalidade de saque.

*Com informções da Agência Brasil.

COMENTÁRIOS