Menu

Campanha Maio Amarelo busca conscientização pela segurança no trânsito

21/05/2019 às 16:00
Tempo de leitura
4 min

Ocorre em todo mundo o Movimento Internacional Maio Amarelo, campanha que tem como objetivo promover a segurança no trânsito. Colocando em pauta o tema segurança viária, a ação busca mobilizar todos os setores sociais para se conscientizar e tratar sobre o tema em diversas esferas.

O principal porque da campanha é unificar a discussão sobre o trânsito. Assim, as ações iriam desde a busca por uma maior consciência vinda dos cidadãos até políticas públicas que tratassem do tema.

E porque o mês de maio? Em 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Com isso, o mês se tornou referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza.

Já cor amarela foi escolhida porque simboliza atenção e também a sinalização e advertência no trânsito.

Campanha Maio Amarelo busca conscientização pela segurança no trânsito

Crédito da Imagem: Movimento Internacional Maio Amarelo/ Site Oficial

Década da segurança no trânsito

A Assembleia-Geral das Nações Unidas editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. O documento foi elaborado com base em um estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde). Nele se contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países. Aproximadamente 50 milhões de pessoas sobreviveram com sequelas.

Estimativas

E a situação fica ainda mais preocupante se nada for feito. A OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 e 2,4 milhões, em 2030. Assim os acidentes de trânsito passariam para a quinta maior causa de mortalidade. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos. portanto, a intenção da ONU com a “Década de Ação para a Segurança no Trânsito” é poupar, por meio de planos nacionais, regionais e mundial, cinco milhões de vidas até 2020.

Abertura e encerramento da Campanha em 2019

A abertura oficial da Campanha Maio Amarelo 2019 já tem data e local definidos: dia 24 de abril, em Vitória-ES. Já o encerramento, com a premiação “Destaques Maio Amarelo 2019”, acontecerá no dia 28 de junho, em Natal-RN. Os eventos reunirão autoridades do setor de Trânsito e Mobilidade Urbana de todo o país.

A premiação será dada às empresas, entidades do setor público e sociedade civil organizada que mais disseminarem os conceitos e práticas propostas pelo Maio Amarelo. As ações devem estar direcionadas à conscientização para a segurança no trânsito e o incentivo à mudança de comportamento de todos que transitam.

Como se juntar à campanha?

Para se tornar um apoiador ou parceiro oficial do movimento, basta acessar o site oficial do Maio Amarelo ou clicar aqui, para ser apoiador, ou aqui, para ser parceiro.

Loja

Também é possível apoiar o Movimento adquirindo os produtos personalizados do Maio Amarelo. Basta acessar o site oficial da loja. Assim pode-se apoiar financeiramente a ação.

As estatísticas de trânsito no Brasil

Dados do Ministério da Saúde sinalizam que houve no ano de 2015 (dados mais recentes disponíveis) 38.651 mortes em vias públicas. Assim, o Brasil se encontra na quinta colocação entre os países com o maior número de vítimas de trânsito.

Sabe-se que as mortes no trânsito podem estar relacionadas à um conjunto de fatores. Estes englobam desde a desorganização do trânsito, as más condições dos veículos e das estradas. Outras causas são o comportamento dos usuários e a pouca punição conferida aos infratores. Portanto leis mais rígidas e mais investimento público são primordiais.

COMENTÁRIOS