PUBLICIDADE
Mérito Esportivo Grupo de Trabalho sobre Acessibilidade
IPTU Premiado 2026
PUBLICIDADE

A Prefeitura de Itabirito ampliou, a partir de terça-feira, 14 de abril, a fiscalização de trânsito por videomonitoramento no município. A medida utiliza mais de 40 câmeras já integradas ao sistema de segurança da cidade para identificar infrações em tempo real.

O monitoramento é realizado por agentes de trânsito a partir do Centro de Operações da Prefeitura. Ao identificar uma irregularidade, o profissional registra a infração por meio de captura de imagem e formaliza o auto conforme a Resolução 909/22 do Conselho Nacional de Trânsito.

Segundo a administração municipal, a ampliação do sistema tem como objetivo aumentar a capacidade de fiscalização e contribuir para a redução de infrações e acidentes no trânsito.

De acordo com o secretário de Segurança, Prevenção e Mobilidade Urbana, Admilson Santiago, o uso da tecnologia permite ampliar a atuação das equipes. “A utilização do videomonitoramento fortalece a fiscalização, amplia a capacidade de atuação dos agentes e contribui diretamente para a redução de infrações e acidentes”, afirmou.

Quais infrações podem ser registradas

O sistema permite autuar condutas que não exigem abordagem direta do motorista. Entre elas estão:

  • Não uso do cinto de segurança
  • Uso ou manuseio de telefone celular ao volante
  • Trânsito na contramão
  • Conversões proibidas
  • Estacionamento em local irregular

Por outro lado, infrações que exigem abordagem presencial, como dirigir sob efeito de álcool ou sem Carteira Nacional de Habilitação, não poderão ser registradas pelas câmeras.

Locais com câmeras de fiscalização

As imagens são monitoradas em tempo real pela Guarda Civil Municipal. O sistema já conta com equipamentos instalados em diferentes pontos da cidade, incluindo:

  • Avenida Queiroz Júnior
  • Avenida Capitão Antônio Marques
  • Avenida dos Inconfidentes
  • Rua Doutor Guilherme
  • Rua João Pessoa
  • Praça da Estação
  • Rua Francisco José de Carvalho
  • Rua Engenheiro Simão Lacerda
  • Rua João Pinheiro
  • Avenida José Farid Rahme

Segundo a prefeitura, esses locais fazem parte de um conjunto de mais de 40 câmeras já em operação, utilizadas tanto para segurança pública quanto para fiscalização de trânsito.

Logo storie 3

Material institucional editado e revisado pela redação do portal Mais Minas. Consulte a fonte ao final das matérias/artigos. [email protected]