Menu

Conheça o Toyota Yaris Cross previsto para chegar ao Brasil em 2024

É provável que o novo Yaris entre para o segmento dos carros compactos, batendo de frente com três modelos que já ganharam o coração do Brasil
06/02/2022 às 01:06
Tempo de leitura
4 min
Toyota Yaris Cross. Foto: Toyota Itália
Toyota Yaris Cross. Foto: Toyota Itália

Mesmo não conseguindo emplacar o Yaris no Brasil nos últimos anos, em 2024 a montadora japonesa Toyota tem tudo para lançar o Yaris Cross. E ele pode vir com mudanças interessantes. 

Com projeção europeia e produção na cidade paulista Sorocaba, o carro promete fazer a cabeça dos brasileiros. A empresa ainda não divulgou a data exata para o lançamento e nem como de fato ele vai se chamar, o que gera ainda mais expectativa da imprensa e dos apaixonados por carro. 

É provável que o novo Yaris entre para o segmento dos carros compactos, batendo de frente com três modelos que já ganharam o coração do Brasil, com bom posicionamento do “ranking de vendas”. Estamos falando do Hyundai Creta, o T-Cross, da Volks, e o Jeep Renegade. 

Se destacar no meio desses três gigantes da indústria automobilística talvez seja um dos maiores desafios da Toyota brasileira. Contudo, não é impossível, já que ele vai seguir o basicamente a cartilha do modelo que é sucesso absoluto em Portugal. 

O Yaris Cross de lá veio com seis acabamentos e duas motorizações. O SUV não deve chegar muito diferente disso na América do Sul. 

Ainda não sabemos se o modelo brasileiro virá imponente, se distanciando de ser um carro mais simples para ser um esportivo, ou de passeio robusto, tal qual é o modelo europeu, que recebeu uma carroceria mais alta, cores vibrantes e iluminação especial. 

Se o lançamento for baseado nos já lançados mundo afora, pode vir com tração integral ou dianteira (de costume no Brasil). Outra novidade que pode chegar é o motor híbrido, que muitos fabricantes anunciam trazer, mas que ainda não tem no país. Se ele de fato vier com essa motorização, pode finalmente cair no gosto do pessoal por aqui, principalmente os que se preocupam com o meio ambiente, por causa da possibilidade de oferecer  uma mobilidade veicular que emite menos gases poluentes.

Vale salientar que motorização híbrida vem acoplada nas versões premium. 

Tudo vai depender de uma boa jogada de marketing, tendo em vista que de acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) e o Programa de Comunicação de Mudanças Climáticas de Yale, 77 % dos brasileiros consideram importante proteger o meio ambiente. 

Ainda sobre o modelo Toyota Yaris Cross europeu, ele tem previsão para chegar ao Brasil em 2024, nas versões básicas ele tem a força torque de 15,5 metros, 126 cavalos e 6.600 giros. 

O teto solar será um diferencial. 

Outro lançamento de carro no Brasil 

Outro SUV aguardadíssimo no Brasil é o Volkswagen Tarok, que está previsto para chegar em 2025. A projeção dos que acompanham lançamentos de veículos é de que ela seja forte concorrente para as já consagradas no país: Amarok e Toro. 

Sucessos no país 

Mal foi lançado e o Fiat Pulse já entrou para a lista dos SUVs mais vendidos do Brasil. Com 3.192 unidades vendidas em 2022, o carro já mostrou para o que veio, embora ainda tenha que superar o Hyundai creta e os Jeeps Renegade e Compass. 

“Quem” também se destacou no número de vendas foi o C4 Cactus, da Citroen. Mesmo que não tenha entrado para nenhum top 10, durante o mês de janeiro, o carro teve uma melhora de vendas da marca francesa no Brasil, representando o melhor mês de vendas desde 2014. As montadoras da Citroen que ficam no Brasil, uma em Porto Real, no Rio de Janeiro e outra em São Bernardo do Campo, São Paulo, já comemoram o saldo positivo de vendas. 

Se de fato o Toyota Yaris Cross chegar em 2024 ele precisará correr bastante para tentar acompanhar os carros que já se popularizaram. 

Última atualização em 19/08/2022 às 05:24