O que você procura?


Quais foram os carros mais vendidos em Agosto

Elis Bohrer 28 de setembro de 2021 às 15:32
Tempo de leitura
5 min
Foto: Arquivo/Mais Minas
Foto: Arquivo/Mais Minas

A lista de quais foram os carros mais vendidos em agosto de 2021 foi divulgada e o resultado mantém uma tendência que vimos entre os veículos mais vendidos do ano até o momento, com ampla liderança da Fiat e a subida considerável dos SUVs se posicionando como os novos queridinhos do mercado nacional, que, a bem da verdade, está muito desfigurado no momento.

Muitas pessoas podem não saber disso, mas o mercado de automóveis no Brasil passa por um período muito complexo, de muitas transformações. O segmento sofre com um período de dólar alto (que encarece toda a produção), além de fábricas fechadas, chips em falta e uma série de outros problemas. Além de aumentar muito o preço dos carros, isso ainda faz com que muitos automóveis sequer estejam sendo vendidos no momento.

Na prática, a lista de quais foram os carros mais vendidos em agosto de 2021 reflete isso, com um baixo volume total de vendas e modelos que, outrora, não estariam no Top 10, liderando os mais vendidos. Confira abaixo!

Quais foram os carros mais vendidos em agosto de 2021?

O Top 10 dos carros mais vendidos do Brasil em agosto de 2021 surpreende quem não acompanhou o desenvolvimento do mercado desde o início da pandemia. É simples de entender o porquê disso: pré-pandemia, o país tinha no Chevrolet Onix o seu carro mais vendido por 6 anos consecutivos, chegando ao ponto do antigo Prisma ser retirado do mercado para dar lugar o Onix Plus (uma reformulação) e, em pouco tempo, a versão sedã também estar entre os mais vendidos do país. No entanto, o Onix sequer está na lista de Top 10 mais vendidos do país. Isso mesmo, o carro que outrora vendia 20 mil unidades por mês não conseguiu estar na lista dos 10 mais vendidos. Aliás, pouquíssimos hatches entraram na lista.

Modelos como o Renault Kwid, por exemplo, também não estão lá.

Quem domina o Top 10 de carros mais vendidos do ano é a Fiat, com 4 unidades diferentes na lista. A Jeep e a Hyundai tem 2 cada, enquanto Chevrolet e Volkswagen têm 1 automóvel cada.

O Top 10 mostra também um domínio maior de carros mais caros e maiores, com SUVs e picapes compondo 70% dos 10 mais vendidos. Existem muitos fatores para isso acontecer, mas o principal é que esses são os automóveis que, proporcionalmente, tiveram menor aumento de preço, especialmente em relação ao ganho de renda do seu público consumidor. Hatches, que eram mais baratos e destinados a quem tinha renda menor, passaram a ficar caros demais e, portanto, inacessíveis para grande parte do seu público.

Veja abaixo o Top 10 de carros mais vendidos do mês de agosto de 2021!

  1. Fiat Strada – 9.111 unidades vendidas no mês;
  2. Fiat Argo – 7.711 emplacamentos no mês;
  3. Fiat Mobi – 7.538 vendas feitas no período;
  4. Jeep Compass – 6.819 unidades vendidas;
  5. Hyundai HB20 – 6.795 emplacamentos;
  6. Jeep Renegade – 6.710 vendas feitas no período;
  7. Volkswagen T-Cross – 6.698 unidades vendidas;
  8. Fiat Toro – 6.685 emplacamentos feitos no período;
  9. Hyundai Creta – 4.822 vendas feitas no período;
  10. Chevrolet S10 – 4.798 unidades comercializadas.

Quais as marcas com melhor desempenho?

Na competição entre marcas automotivas, o mês de agosto ajudou a cimentar ainda mais a posição da Fiat no topo do mercado em 2021. A empresa italiana segue como a marca que mais vende no Brasil em 2021, mostrando que o seu planejamento para o período de pandemia foi o mais acertado em termos de vendas, no mínimo.

A empresa conseguiu registrar 39.040 carros emplacados no período, o que faz com que ela seja a responsável por 1 a cada 4 carros novos vendidos em agosto de 2021.

Em segundo lugar vem a Volkswagen, que vendeu 23.283 carros no mês, atingindo 14,69% do mercado, seguida relativamente de longe pelo trio Toyota (com 17.426 vendas e 10,99% do mercado), Hyundai (com 14.494 emplacamentos e 9,14% das vendas) e Jeep (com 13.551 vendas e 8,55% do mercado).

A GM, antiga líder do mercado, aparece apenas na sexta posição do ranking, com somente 8.953 vendas e 5,65% do mercado. Fecham o Top 10 a Renault, Honda, Nissan e a Caoa Chery. A Ford, que já saiu oficialmente do Brasil, ainda tem alguns automóveis à venda no país e ficou na 11ª posição.

E aí, conseguiu ver quais foram os carros mais vendidos em agosto de 2021? Como deu para entender, de fato o mercado nacional está bem fora do comum, com o domínio da Fiat (uma das poucas empresas que conseguiu manter as fábricas abertas durante a pandemia e conseguiu atuar no mercado com certa desinibição). Além disso, tivemos várias picapes e SUVs no Top 10, que ficou com apenas 3 hatches, o menor número em anos (em 2019, praticamente o Top 10 inteiro era de hatches).

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião sobre os resultados!