Casa de Cultura Negra de Ouro Preto conquista prêmio nacional pela promoção da igualdade racial

Ministério da Igualdade Racial destaca projeto ouro-pretano

0 comment

A Casa de Cultura Negra de Ouro Preto foi agraciada com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, reconhecendo as ações em prol da igualdade racial. A cerimônia de premiação, promovida pelo Ministério da Igualdade Racial, ocorreu na segunda-feira, 24 de junho, no Clube do Choro, em Brasília.

A premiação destacou as iniciativas desenvolvidas pela Casa de Cultura Negra, que tem como missão promover a cultura afro-brasileira e incentivar a educação afrocentrada. Desde a sua criação, a instituição busca valorizar as artes de grupos sociais historicamente excluídos, promovendo trocas de experiências e debates significativos sobre a história e cultura afrodescendente.

Casa de Cultura Negra de Ouro Preto conquista prêmio nacional pela promoção da igualdade racial
Equipe da Casa de Cultura Negra celebrando o reconhecimento nacional - Crédito: divulgação/PMOP

Histórico e atividades da Casa de Cultura Negra

A Casa de Cultura Negra de Ouro Preto é um marco na valorização da cultura afro-mineira e afrodescendente, reconhecida mundialmente. A participação no edital do prêmio foi viabilizada através de uma parceria entre as Secretarias de Cultura e Turismo e de Desenvolvimento Econômico do município. O projeto apresentado ao prêmio destacou a abordagem revolucionária na discussão com a comunidade local sobre igualdade racial.

Kedison Guimarães, diretor de Igualdade Racial de Ouro Preto, expressou sua gratidão pela premiação, reconhecendo o esforço coletivo que levou à criação e manutenção da Casa de Cultura Negra. “Agradeço às pessoas que lutaram bravamente para que a Casa de Cultura Negra existisse. Ao Fórum de Igualdade Racial, por meio da Márcia Valadares, e do Adilson Pereira. Agradeço também a toda equipe da Casa de Cultura Negra, que se prontifica e luta para que possamos fomentar a igualdade racial em nosso município. Agradeço aos ancestrais e aos Orixás por essa contemplação. Axé”, afirmou Guimarães.

Programas e iniciativas

A instituição desenvolve uma série de programas e iniciativas que promovem a igualdade racial e valorizam a cultura afro-brasileira:

  • Projeto Raízes Afro: Realizado pela Associação Amigos do Reinado (AMIREI) com apoio da Sigdo Koppers SK, este projeto visa resgatar, valorizar e difundir práticas da cultura afro-brasileira. As atividades ocorrem às segundas, quartas e quintas-feiras, das 14h às 16h, para crianças e adolescentes entre 11 e 18 anos.
  • Novembro Negro: Evento promovido pela Prefeitura de Ouro Preto, dedicado à luta das pessoas negras e ao debate sobre racismo. As ações são realizadas de 12 a 30 de novembro, com temas atualizados sobre a questão racial.
  • Aulas de Inglês: Em parceria com a Casa do Folclore, oferece aulas gratuitas de inglês para jovens e adultos, visando capacitar a população.
  • Aulas de Capoeira: Ministradas pelo Grupo de Capoeira Anciã de Liberdade, com os Mestres Batata e Contra Mestre Nazaro, essas aulas destacam a resistência e a cultura ancestral da população negra.
  • Mulheres Empreendedoras (RIMPA – OP): Nos dias 30 e 31 de maio, foram realizadas oficinas e palestras para mulheres empreendedoras, em parceria com a Rede Integrada dos Micros e Pequenos Afroempreendedores de Ouro Preto.
  • Oficina de Customização de Turbantes e Abayomi: Realizada nos dias 22 e 23 de janeiro de 2024, esta oficina proporcionou atividades de criação e valorização de símbolos culturais afro-brasileiros.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS