PUBLICIDADE
Ad 11

Casa de Cultura Negra de Ouro Preto conquista prêmio nacional pela promoção da igualdade racial

Casa de Cultura Negra de Ouro Preto conquista prêmio nacional pela promoção da igualdade racial
Equipe da Casa de Cultura Negra celebrando o reconhecimento nacional - Crédito: divulgação/PMOP

A Casa de Cultura Negra de Ouro Preto foi agraciada com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, reconhecendo as ações em prol da igualdade racial. A cerimônia de premiação, promovida pelo Ministério da Igualdade Racial, ocorreu na segunda-feira, 24 de junho, no Clube do Choro, em Brasília.

A premiação destacou as iniciativas desenvolvidas pela Casa de Cultura Negra, que tem como missão promover a cultura afro-brasileira e incentivar a educação afrocentrada. Desde a sua criação, a instituição busca valorizar as artes de grupos sociais historicamente excluídos, promovendo trocas de experiências e debates significativos sobre a história e cultura afrodescendente.

Histórico e atividades da Casa de Cultura Negra

A Casa de Cultura Negra de Ouro Preto é um marco na valorização da cultura afro-mineira e afrodescendente, reconhecida mundialmente. A participação no edital do prêmio foi viabilizada através de uma parceria entre as Secretarias de Cultura e Turismo e de Desenvolvimento Econômico do município. O projeto apresentado ao prêmio destacou a abordagem revolucionária na discussão com a comunidade local sobre igualdade racial.

PUBLICIDADE
Ad 14

Kedison Guimarães, diretor de Igualdade Racial de Ouro Preto, expressou sua gratidão pela premiação, reconhecendo o esforço coletivo que levou à criação e manutenção da Casa de Cultura Negra. “Agradeço às pessoas que lutaram bravamente para que a Casa de Cultura Negra existisse. Ao Fórum de Igualdade Racial, por meio da Márcia Valadares, e do Adilson Pereira. Agradeço também a toda equipe da Casa de Cultura Negra, que se prontifica e luta para que possamos fomentar a igualdade racial em nosso município. Agradeço aos ancestrais e aos Orixás por essa contemplação. Axé”, afirmou Guimarães.

Programas e iniciativas

A instituição desenvolve uma série de programas e iniciativas que promovem a igualdade racial e valorizam a cultura afro-brasileira:

  • Projeto Raízes Afro: Realizado pela Associação Amigos do Reinado (AMIREI) com apoio da Sigdo Koppers SK, este projeto visa resgatar, valorizar e difundir práticas da cultura afro-brasileira. As atividades ocorrem às segundas, quartas e quintas-feiras, das 14h às 16h, para crianças e adolescentes entre 11 e 18 anos.
  • Novembro Negro: Evento promovido pela Prefeitura de Ouro Preto, dedicado à luta das pessoas negras e ao debate sobre racismo. As ações são realizadas de 12 a 30 de novembro, com temas atualizados sobre a questão racial.
  • Aulas de Inglês: Em parceria com a Casa do Folclore, oferece aulas gratuitas de inglês para jovens e adultos, visando capacitar a população.
  • Aulas de Capoeira: Ministradas pelo Grupo de Capoeira Anciã de Liberdade, com os Mestres Batata e Contra Mestre Nazaro, essas aulas destacam a resistência e a cultura ancestral da população negra.
  • Mulheres Empreendedoras (RIMPA – OP): Nos dias 30 e 31 de maio, foram realizadas oficinas e palestras para mulheres empreendedoras, em parceria com a Rede Integrada dos Micros e Pequenos Afroempreendedores de Ouro Preto.
  • Oficina de Customização de Turbantes e Abayomi: Realizada nos dias 22 e 23 de janeiro de 2024, esta oficina proporcionou atividades de criação e valorização de símbolos culturais afro-brasileiros.