Após fazer mistério e não divulgar a lista dos doze suplentes para a Copa do Mundo no momento da convocação, a CBF liberou ontem os nomes dos atletas de sobreaviso para algum eventual problema. Essa mudança ocorreu após o imbróglio entre FIFA, CBF e clubes que quase tirou os jogadores do futebol nacional presentes na pré-lista das próximas rodadas do Brasileirão. A CBF devia ter mandado um requerimento ainda no ano passado pedindo a liberação dos atletas suplentes do período de descanso instituído pela FIFA aos atletas convocados, como fizeram outras entidades como Conmebol e UEFA.
Como a CBF não enviou esse requerimento, alguns jogadores como Dedé, Rodriguinho, Dudu e Luan ficariam impossibilitados de atuar por seus clubes durante o período de preparação para a Copa. Essa situação foi extremamente criticada pelos clubes e por jornalistas. Para se ter dimensão do problema, o Grêmio perderia três dos seus principais jogadores: Maicon, Arthur e Luan, além de Geromel, chamado na lista principal.
A CBF então entrou com um pedido na FIFA para liberação desses atletas e divulgou a lista para resguardar os clubes e permitir que as comissões técnicas se preparassem para eventuais ausências. Mas para alívio dos clubes e torcedores, a FIFA liberou ainda ontem os atletas do descanso, permitindo assim que eles atuem por seus respectivos clubes.
Os doze convocados na lista de suplentes são:
Neto (goleiro, Valencia-ESP)
Rafinha (lateral-direito, Bayern de Munique-ALE)
Dedé (zagueiro, Cruzeiro)
Rodrigo Caio (zagueiro, São Paulo)
Alex Sandro (lateral-esquerdo, Juventus-ITA)
Arthur (volante, Grêmio)
Maicon (meia, Grêmio)
Rodriguinho (meia, Corinthians)
Giuliano (meia, Fenerbahçe-TUR)
Lucas Paquetá (meia, Flamengo)
Luan (meia-atacante, Grêmio)
Dudu (atacante, Palmeiras)
Lembrando que num eventual problema não necessariamente jogadores dessa lista serão convocados. Em caso de corte, Tite pode chamar qualquer jogador que achar necessário.
Leia também:
- Cuidado e dedicação: São os pontos pra manter a liderança, aponta Ricardo Oliveira
- Victor pede apoio da torcida para Atlético seguir líder do Brasileirão
- Agora é focar no Brasileiro