Menu

Conheça Gabriel Santana: ator é destaque no BBB 23 após personagens marcantes em Chiquititas, Malhação e Pantanal

Em trabalho recente, ele brilhou como filho ‘vilão’ de Murilo Benício e defendeu a reformulação do remake para inserir atores negros e discussão sobre o racismo.
17/01/2023 às 12:16
Tempo de leitura
3 min
Gabriel Santana - Foto: reprodução/instagram.com/gbielsantana/
Gabriel Santana - Foto: reprodução/instagram.com/gbielsantana/

Ele está no BBB 23! Gabriel Santana começou na TV aos 13 anos, dando vida ao carismático Mosca no remake de “Chiquititas” (2013), no SBT, e mais recentemente, aos 22 anos, fez sua estreia no horário nobre da Rede Globo no papel de Renato, filho do personagem de Murilo Benício em sua segunda família. A carreira do jovem ator inclui ainda as séries “Carcereiros” (2017), “Z4” (2018) e “Malhação – Toda Forma de Amar” (2019).

“Comecei em ‘Chiquititas’ sem nenhuma experiência, foi meu primeiro trabalho. Quando acabou a novela decidi que era isso que eu queria para a minha vida e precisei me profissionalizar. Estudei teatro, fiz faculdade de Artes Cênicas, e vejo a minha trajetória até o Renato com muito estudo, amor à arte, dedicação e aperfeiçoamento pessoal. Antes de ser um bom artista, você precisa ser uma boa pessoa, e eu venho amadurecendo muito”, contou Gabriel antes do confinamento.

Os testes para “Pantanal” vieram numa fase em que o ator estava buscando outras oportunidades. Ele já estava com outros testes encaminhados fora da Globo, mas foi o personagem Renato que o abraçou para um novo desafio:

“Fiz teste para um filme de terror, produção brasileira, e estava muito empolgado. Quando fiz o teste para ‘Pantanal’ fiquei bastante animado com a oportunidade. Foram três semanas sem saber nada sobre o resultado. Achei até que não tinha dado certo. Mas aí veio a surpresa, agradável demais, de que eu estaria na trama.”

A importância de atores negros nas novelas

“Pantanal” veio com a criação de um núcleo com apenas atores negros. Gabriel aproveitou o tema para falar sobre a grande responsabilidade em ter feito parte disso:

“A Globo tem se reformulado o máximo possível. Vemos isso desde o ‘BBB’, que traz muito mais pessoas pretas, pessoas com a bandeira LGBTQIAP+ e de variedades regionais do Brasil. Acho que é papel da emissora, que precisa fazer cada vez mais e mais, até que de fato haja uma mesclagem. Até que a gente veja uma igualdade de gênero, cor da pele, variedade regional e orientação sexual em todos os produtos da casa. Para mim, neste papel, tive uma responsabilidade muito grande, já que a população preta no Brasil é de mais de 50%. Ter um núcleo para falarmos disso é importante para que haja uma conscientização da dívida histórica que existe com os negros.”

Saiba mais sobre Gabriel Santana

Gabriel Santana, de 23 anos, nasceu no Rio de Janeiro e estreou na televisão aos 13 anos vivendo o personagem Mosca, um dos protagonistas do remake de Chiquititas (SBT) em 2013. Em 2018, protagonizou a série “Z4”, uma parceria do SBT com a Disney Channel, interpretando o dançarino Paulo. Em 2019, assinou com a Rede Globo para viver Cléber na novela “Malhação: Toda Forma de Amar”. O ator ainda participou de “Carcereiros” (2017) e de “Bake Off SBT” (2017) e “Bake Off Celebridades” (2021). No cinema, viveu o personagem Luka em “Eu Fico Loko”.

Gabriel Santana é empresariado por Dell Santhos, da agência Sagarana. Idealizada em 1996 na cidade de São Paulo e dirigida por Dell, a empresa é responsável pelo lançamento e gerenciamento, formação e divulgação de novos talentos em diferentes áreas como televisão, cinema, streaming, teatro e publicidade. Importantes nomes da nossa dramaturgia já foram lançados por Dell, como Arianne Botelho, Bruna Mascarenhas, Ronny Kriwat, Victoria Rossetti, Lucas Leto entre outros.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Nobre Assessoria