Chevrolet disponibiliza aplicativo que evita o uso de celulares por condutores enquanto dirigem

Publicado: última atualização em 0 comment

Com o intuito de reduzir os acidentes de trânsito que são provocados pelo uso dos telefones móveis, recentemente a Chevrolet lançou um aplicativo chamado de “Call me out” (Me ligue) para tentar alertar os motoristas dos perigos em atender as ligações enquanto dirige.
Para o site Jornal do Carro, o aplicativo é muito fácil de ser manuseado e funciona da seguinte forma, quando o motorista pega no telefone móvel enquanto dirige, automaticamente uma mensagem gravada por alguma pessoa próxima, seja ela da família e/ou amigo, emite um comunicado pedindo para não atender a ligação e continuar tendo atenção no trânsito.
Vale lembrar que a mensagem é dita automaticamente aos motoristas quando o mesmo levanta o telefone móvel em uma velocidade acima de 8 Km/h. Para identificar a velocidade o aplicativo utiliza o acelerômetro e o GPS, além disso, o serviço é gratuito e o app possui um ranking para medir quantas vezes os usurários utilizaram o aparelho durante a condução.
Segundos dados Divulgados pela Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) em 2018, o uso do telefone celular enquanto dirige é a terceira maior fatalidade de morte no trânsito no Brasil. Neste sentido, outra pesquisa desenvolvida pela empresa Research Now revela que 90% dos entrevistados admitiriam manusear o smartphone no Trânsito, mesmo tendo conhecimento dos riscos que isso poderia provocar.
Por outro lado, o Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), explica que, alguns motoristas chegam a ficar mais de 4 segundos olhando para a tela do celular enquanto dirige. Esse ato equivale deixar o veículo “Dirigindo sozinho” por uma extensão igual a 12 carros populares enfileirados.
Dessa forma, o aplicativo proposto pela Chevrolet busca amenizar esse quadro ao advertir os motoristas com uma mensagem gravada por pessoas próximas sobre os perigos que manusear um celular durante a condução pode causar.
Leia também: Os 10 carros mais vendidos na América Latina no primeiro semestre de 2018

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS