Menu

Estudo revela que remédio antiparasitário pode parar o coronavírus em 48 horas

06/04/2020 às 08:02
Tempo de leitura
2 min

Pesquisas recentes mostram que a droga Ivermectina pode matar o novo coronavírus, que causa o Covid-19, em 48 horas. A ivermectina é um medicamento antiparasitário disponível em todo o mundo. Este estudo colaborativo da Universidade Monash e do Instituto Doherty, ambos da Austrália, acaba de ser publicado na Antiviral Research , no último dia 3.

Segundo o grupo de pesquisadores australianos , uma dose da droga Ivermectina pode parar o vírus SARS-CoV-2 que cresce nas células da cultura. O medicamento remove efetivamente todo o material genético viral em 48 horas.

“Descobrimos que mesmo uma dose única pode basicamente remover todos os vírus por 48 horas e mesmo em 24 horas há uma redução muito significativa”, disse a líder do estudo Kylie Wagstaff, citada em comunicado à imprensa na Eurek Alert.

Contudo, Wagstaff ressalta que a pesquisa foi realizada in vitro ou em laboratório, e que ainda é preciso realizar ensaios clínicos em pessoas antes que a medicação seja utilizada. Wagstaff planeja continuar a pesquisa com o objetivo de encontrar a dose certa para humanos.

“A ivermectina é amplamente utilizada e é uma droga segura. Precisamos descobrir qual é a dose eficaz em humanos, que é o próximo passo”, disse Wagstaff.

Wagstaff ainda acredita que o medicamento Ivermectina, remédio conhecido no combate de piolhos, pode ser uma alternativa enquanto a vacina contra o novo coronavírus não é produzida.

A ivermectina é um medicamento antiparasitário comprovadamente eficaz in vitro contra uma variedade de vírus, incluindo HIV, Dengue, Influenza e Zika. Wagstaff e outros pesquisadores deste estudo são especialistas que examinaram a ivermectina em busca de vários vírus há mais de uma década.

COMENTÁRIOS