CineOP 2023: uma jornada cinematográfica inovadora em Ouro Preto

0 comment

A cidade histórica de Ouro Preto recebe entre os dias 21 e 26 de junho a 18ª edição da Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP). O evento, que é pioneiro em focar a preservação audiovisual, história, educação e tratar o cinema como patrimônio, vem com uma programação repleta de pré-estreias nacionais, retrospectivas, homenagens, seminários, debates, oficinas, sessões cine-Escola, mostrinha de cinema, exposições, cortejos, shows musicais e atrações artísticas. O CineOP 2023 acontece presencialmente e online, com programação gratuita para todos os públicos.

Preservação, História e Educação em Destaque

Este ano, o CineOP traz como temáticas principais a “Preservação: Patrimônio Audiovisual Brasileiro em Rede”, a “História: Imagens da MPB (Música Preta no Brasil)”, e a “Educação: Cinema e Educação Digital: deslocamentos”. Esses temas centrais serão explorados em profundidade em diversas sessões e oficinas durante o evento.

CineOP 2023: uma jornada cinematográfica inovadora em Ouro Preto
CineOP acontece de 21 a 26 de junho de 2023 - Foto: Leo Fontes / Universo Produção

Homenagens e Oficinas

Um dos destaques da programação é a mesa “Tony Tornado: Presença Múltipla“, que abordará a trajetória do ator e cantor Tony Tornado, uma figura emblemática da cultura brasileira, em 23 de junho.

A programação de oficinas também está repleta de atrações importantes. Entre elas, está a “Elaboração de Projetos Audiovisuais para a Lei Paulo Gustavo”, ministrada por Julia Nogueira e Guilherme Fiuza Zenha, de 22 a 25 de junho, e a “Oficina Prática de Argumento Cinematográfico”, com Fidelys Fraga, de 23 a 25 de junho.

Outras oficinas de destaque incluem “Restaurando a Memória Sonora” com Alexandre Jardim, “Cinema Comunitário e Educação Popular na América Latina” com Carolina Dorado Lozano, “Filmar Territórios: Deslocar-se” com Alexandra Cuesta, e “Marketing Digital: O Uso das Redes Sociais na Estratégia de Marketing” com Aline Costa.

Olhar Futurista

O evento também trará uma perspectiva futurista com a oficina “Inteligência Artificial em Arquivos Históricos – Entre Automação e Crescimento”, ministrada por Tobias Blanke, professor de Inteligência Artificial e Humanidades da Universidade de Amsterdã. Essa sessão acontecerá no dia 21 de junho.


Com uma programação diversificada e inovadora, a 18ª CineOP promete ser um marco para a cena cultural brasileira em 2023, estabelecendo Ouro Preto como um importante centro de discussões sobre cinema e cultura.

Comentários Facebook

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS