Recém promovido à elite do futebol mineiro, o Itabirito tem como uma das metas para 2024 conseguir, via estadual, uma das vagas para a próxima edição do Brasileirão Série D, em 2025. No entanto, em virtude de uma possível desistência em massa do futebol mineiro, a equipe comandada por Marcelo Caranhato pode herdar uma das vagas para a competição já neste ano.
O Portal Mais Minas apurou que o Gato tem o interesse em disputar a competição nacional, mas até o momento, não recebeu nenhum contato da Federação Mineira de Futebol (FMF) para formalizar o interesse.
Três equipes podem desistir de participar da Série D 2024
Nos últimos dias, algumas fontes divulgaram a possibilidade de uma possível desistência em massa do futebol mineiro na próxima edição do campeonato nacional, por questões financeiras. Democrata-GV e Villa Nova, que conseguiram a classificação via Campeonato Mineiro de 2023, e Pouso Alegre, rebaixado na última edição da Série C, podem abrir mão do torneio, abrindo brecha para outros quatro clubes: Patrocinense, Caldense, Democrata-SL e Itabirito.
O Itabirito é a quarta equipe na fila para herdar a vaga. Patrocinense, décimo colocado no Mineiro 2023, Caldense e Democrata de Sete Lagoas, ambos rebaixados, ainda estão na frente do Gato para disputar a competição nacional.
Apesar de três equipes na frente, é muito difícil que todas aceitem participar da Série D, já que se trata de uma competição extensa e com um custo alto, por conta das longas viagens e do calendário prorrogado durante quase todo o ano, o que demandaria contratação de novos atletas e profissionais do futebol, além da prorrogação de vínculos com os funcionários que já fazem parte da equipe nessa primeira metade da temporada.
Assim como as equipes classificadas, a Caldense apresenta muitas dificuldades financeiras para manter uma folha salarial durante toda a temporada, e por esse motivo, é improvavel que veterana aceite a vaga para a Série D. Dentre os clubes da elite do Mineiro 2023, apenas o Patrocinense sinalizou o interesse na vaga.
A desistência entre os clubes mineiros não é novidade. Em 2013, o Tombense abriu mão da sua vaga alegando questões financeiras relacionados ao alto custo da competição. Em 2022, a Caldense também desistiu em virtude dos seus problemas financeiros, assim como o Villa Nova, em 2023, que também abriu mão da vaga para a equipe de Patrocínio.
Quais clubes mineiros estão classificados para a Série D 2024?
Vale lembrar que além de Pouso Alegre, Villa Nova e Democrata-GV, o Ipatinga é mais um clube classificado para a competição nacional. Com o acesso do Athletic, de São João Del Rei, para a Série C, o Tigre do Vale do Aço herdou a vaga e foi a primeira equipe mineira confirmada na competição.
Agora, nos últimos dias para confirmar o interesse de disputar o torneio nacional à FMF, fica a expectativa para saber quais serão os clubes que representarão Minas Gerais no quarto escalão do futebol nacional em 2024.