Menu

Como saber se você tem herpes?

A doença é contagiosa. Se você tiver feridas ao redor da boca ou genitais, consulte um médico.
10/02/2022 às 20:43
Tempo de leitura
5 min
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

A menção da participante Maria, do BBB22, de que Eliezer (outro participante do programa) tem herpes fez com que o assunto entrasse em pauta em vários sites de fofoca de celebridades do Brasil. Mas, afinal, você sabe o que é herpes? Conheça mais sobre a doença nesse artigo desenvolvido pelo site Health, especializado em saúde.

Existem dois tipos de herpes: oral e genital. Ambos são comuns e ambos são causados ​​por vírus. Os sintomas podem se tornar aparentes imediatamente ou o vírus pode permanecer inativo por muitos anos. Seu primeiro surto pode variar de leve a grave.

Herpes é contagioso. Se você tiver feridas ao redor da boca ou genitais, consulte um médico imediatamente para descobrir se é herpes.

Herpes oral

Herpes oral
Herpes oral

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), há estimativas globais de que mais de 3,7 bilhões de pessoas com menos de 50 anos, ou 67% da população está infectada com o HSV-1.

O herpes oral é geralmente causado pelo vírus herpes simplex tipo 1 (HSV-1). Nem todo mundo tem sintomas, mas o herpes oral pode causar herpes labial ou bolhas ao redor da boca.

O herpes oral se espalha quando você entra em contato com o vírus que pode estar presente nas lesões do herpes ou na saliva, ou nas superfícies da boca. A transmissão pode acontecer durante o contato próximo, como beijar ou compartilhar itens pessoais, como batom ou talheres.

É provável que o herpes oral ocorra no início da vida . Pode ser transmitida aos órgãos genitais durante o sexo oral.

Herpes genital

O herpes genital é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pelo HSV-1 ou HSV-2. Pode ser transmitido para a boca através do sexo oral.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) estimam que entre as pessoas de 14 a 49 anos, mais de 1 em cada 6 tem herpes genital.

De acordo com a Clínica Mayo, é mais fácil para o herpes genital ser transmitido de um homem para uma mulher, então as mulheres têm um risco ligeiramente maior de desenvolver a infecção .

Como é o herpes?

Os sintomas do herpes podem ser tão leves que você nem percebe que tem. Essa é uma das razões pelas quais é tão fácil transmitir o vírus a outras pessoas.

Herpes simples 2 (HSV-2)

Os sinais mais óbvios de herpes genital causado pelo HSV-2 são grupos de bolhas (lesões).

Eles podem aparecer na vulva e no pênis e ao redor do ânus ou dentro das coxas. Você também pode ter bolhas na vagina, colo do útero ou testículos.

As bolhas podem quebrar e se transformar em feridas que causam:

  • coceira
  • dor genital
  • micção dolorosa, especialmente se a urina tocar as feridas
  • dificuldade em urinar se a uretra ficar bloqueada

A infecção nem sempre é tão grave, no entanto. Em vez de bolhas, você pode ter o que parecem ser espinhas, pequenas picadas de insetos ou até mesmo pelos encravados .

Se você é mulher, pode ter algum corrimento vaginal que se parece muito com uma infecção por fungos. Se você é homem, pode parecer um caso de coceira na virilha .

Durante seu primeiro surto, você também pode sentir que está ficando gripado, com sintomas como:

  • glândulas inchadas na garganta, sob os braços ou perto da virilha
  • dor de cabeça
  • dor geral
  • cansaço
  • febre
  • arrepios

Herpes simples 1 (HSV-1)

Se você tem HSV-1, pode não ter nenhum sintoma. Se o fizer, é provável que inclua herpes labial ao redor da boca e dos lábios. É menos comum, mas você também pode desenvolver feridas dentro da boca.

As feridas podem formigar, picar ou queimar. Em alguns casos, feridas dentro ou ao redor da boca podem se tornar dolorosas quando você come ou bebe. Eles geralmente desaparecem após algumas semanas.

Como o HSV-2, você pode apresentar sintomas semelhantes aos da gripe durante um surto inicial de HSV-1. Os surtos podem ocorrer tão rapidamente quanto algumas semanas de intervalo, ou você pode não ter outro por anos.

Também é possível desenvolver herpes genital a partir do HSV-1. Pode ser transmitido da boca para os órgãos genitais durante o sexo oral. Também pode ser transmitido se você tocar em feridas na boca e depois nos órgãos genitais.

Uma infecção por HSV-1 pode causar os mesmos sintomas gerais de uma infecção por HSV-2.

O herpes também pode ser transmitido aos olhos . Isso pode causar dor, lacrimejamento e sensibilidade à luz. Você também pode ter visão embaçada e vermelhidão ao redor dos olhos.

Como o herpes é diagnosticado

Seu médico pode oferecer um diagnóstico com base apenas nos sinais e sintomas visuais. O diagnóstico também pode ser confirmado com um exame de sangue ou uma cultura viral .

Quando consultar um médico

Se você tiver algum sintoma de herpes, consulte um médico o mais rápido possível. Enquanto isso, tome as devidas precauções para evitar transmitir a infecção para outros locais em seu próprio corpo ou para outras pessoas.

Como tratar o herpes

Não há cura para o herpes. No entanto, pode ser tratado.

Remédios caseiros

Aqui estão algumas coisas que você pode fazer durante um surto:

  • Evite o contato pele a pele ou o compartilhamento de itens pessoais até que as lesões estejam totalmente curadas.
  • Evite tocar nas lesões e lave bem as mãos.
  • Mantenha toda a área limpa e seca. No entanto, se você tiver lesões genitais, não mergulhe na banheira.
  • Use roupas íntimas soltas e respiráveis ​​enquanto tiver lesões genitais.
  • Descanse bastante.

Tratamento médico

O herpes pode ser tratado com medicamentos antivirais, o que pode ajudá-lo a ter surtos menos graves, mais curtos e menos graves.

Fonte: Health

Última atualização em 19/08/2022 às 05:19