Menu

Conheça a Festa do Peão de Barretos que acontece de 15 a 25 de agosto

18/07/2019 às 13:53
Tempo de leitura
4 min

Conhecida no mundo todo pela sua grandiosidade e tradição, a Festa do Peão de Barretos, acontece de 15 a 25 de agosto e conta com mais de 150 shows.

O evento, que além de ter atrações musicais todos os dias, tem diversas modalidades de montaria com provas cronometradas. Entre elas, “Sela Americana”, “Cutiano” e “Touro”, com peões competidores nacionais e internacionais. Há também a modalidade “Três tambores”, que é a única prova feminina do rodeio.

A Festa preserva a cultura sertaneja, não só nas atrações musicais, como nos concursos.

Entre eles, o concurso queima do alho, vindo de uma tradição da culinária típica das comitivas de peões de boiadeiro, virou uma das principais atrações da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. O cardápio é composto por: arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco. Dessa forma, o vencedor do concurso é aquele que prepara a melhor refeição à moda dos tropeiros, no menor espaço de tempo.

Por outro lado, o concurso de berrante envolve o símbolo do sertanejo raiz. Ele está presente desde a primeira edição do rodeio e homenageia os melhores berranteiros do país, além de manter viva a tradição do toque do berrante.

Confira o mapa aéreo do evento

Mapa do aéreo do evento (Ilustração: Independentes / Festa de Peão de Barretos)

As atrações

Além de todas as atrações apresentadas no palco amanhecer e no estádio, há também, disponível no evento, o palco das raízes sertanejas. Esse palco mantém viva as atrações raízes que fazem parte da história do peão boiadeiro e das comitivas de tropeiros.

Dessa forma, no palco das raízes sertanejas podem se apresentar duplas, cantores, catireiros, declamadores sertanejos raiz, amadores e profissionais. “Para manter a tradição é obrigatória a presença de uma viola e é proibido o uso de qualquer instrumento eletrônico como teclado, play back”, explica o organizador Onofre Rosa Rezende.

Da mesma forma, todas as atrações da Festa de Peão de Barretos você confere aqui.

Venda dos ingressos

Além da venda online para todo o Brasil, os ingressos para a Festa do Peão de Barretos também podem ser adquiridos no ponto de vendas do North Shopping Barretos e em oito novos pontos nas cidades de São Paulo, São Carlos, São José do Rio Preto, Olímpia e Franca.

Assim, é possível adquirir os ingressos diários (Parque – Rodeio – Show), que garantem acesso a todas as atrações da Festa, dentro e fora do Estádio de Rodeios, e também os acessos para os setores vips como Camarotes, Arena Premium e Super Bull, além da Área VIP, Pista Gold e Pista Prime.

Pontos turísticos do Parque do Peão

Além da estrutura e atrações que o Parque do Peão oferece, os monumentos ligados à cultura do rodeio e às tradições sertanejas são pontos turísticos do parque. Confira:

RosetaUm dos principais monumentos, fica na entrada principal do Parque e identifica o local.

Monumento ao peãoCom 27 metros, o monumento tem o objetivo de homenagear todos os profissionais de rodeio.

Touro bandidoUma homenagem ao touro mais temido pela maioria dos peões e o mais famoso da historia do rodeio brasileiro, com uma trajetória invicta nas arenas.

Montaria em cavalo: Com 7 metros de altura, é uma à modalidade de Rodeio que foi a primeira a ser praticada no Brasil.

Onde se hospedar durante a Festa de Peão

Está disponível neste site diversas opções de hotéis, chácaras e pousadas em Barretos para se hospedar e poder curtir a Festa do Peão.

COMENTÁRIOS