Coral Cidade dos Profetas apresenta concerto em Itabirito com obras inéditas resgatadas do período colonial

Apresentação trará à tona peças musicais do século 18, em uma apresentação gratuita na Matriz Nossa Senhora da Boa Viagem

Por Rodolpho Bohrer
0 comment

O Coral Cidade dos Profetas apresentará um concerto em Itabirito no dia 9 de junho, domingo, às 20h, na Matriz Nossa Senhora da Boa Viagem (Praça Dom Silvério, 10 – Boa Viagem, Itabirito). A entrada é gratuita e o programa inclui obras inéditas resgatadas do período colonial.

Coral Cidade dos Profetas apresenta concerto em Itabirito com obras inéditas resgatadas do período colonial
Coral Cidade dos Profetas - Crédito: Pedro Vilela via Luz Comunicação

No último ano, o Coral Cidade dos Profetas realizou um extenso trabalho de pesquisa e resgate de peças pertencentes ao acervo do maestro Francisco Solano Aniceto, que não eram executadas desde o século 18. Entre as peças recuperadas estão “Responsório A4”, de Francisco Gomes da Rocha, “Ó Lingua Benedicta”, de Padre João de Deus, e “Tota Pulchra”, de autoria desconhecida. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), detentora do conjunto.

Essa conexão com a música antiga de Minas Gerais teve um significado profundo para os membros do Coral Cidade dos Profetas. “Nos sentimos privilegiados por termos acesso a esse acervo junto à UEMG e orgulhosos por levarmos essas obras ao público. As pessoas que nos assistem se sentem encantadas quando escutam e apreciam, em pleno 2024, um repertório escrito há mais de 200 anos”, destaca o maestro José Herculano Amâncio.

A paixão pela arte sacra foi o que levou Marco Carmo a fazer parte do Coral Cidade dos Profetas. Para ele, é uma alegria resgatar essas partituras e, com isso, exaltar a beleza da arte mineira. “Cada experiência em uma igreja nova, com um público novo, é sempre renovadora. Causa uma esperança grande ver a arte barroca florescendo, caindo aos ouvidos de outras pessoas, para que elas possam se apaixonar como eu me apaixonei”, completa.

O concerto em Itabirito faz parte do “Plano Anual Coral Cidade dos Profetas 2024”, aprovado pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, patrocínio da CSN e apoio da Prefeitura Municipal de Congonhas e da Reitoria da Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.

Coral Cidade dos Profetas

Especializado na interpretação de música sacra antiga e com três CDs gravados — “Missa em Fá de Lobo de Mesquita”, “Mestres do Colonial Mineiro” e “CD em Louvor à Virgem Maria” —, o Coral Cidade dos Profetas desenvolve, há mais de 30 anos, um pioneiro trabalho de proteção deste patrimônio imaterial do país. Ao longo de sua trajetória, o Coral tem participado dos eventos mais significativos de Minas, como a Semana Santa, Festivais de Inverno, bem como Festivais e Encontros de Corais Nacionais e Internacionais. Mantido pela Associação Cultural Canto Livre, o grupo oferece, gratuitamente, formação musical para pessoas de 10 a 90 anos, sendo reconhecido como uma das mais belas manifestações culturais do interior de Minas.

Deixe um comentário

* Ao utilizar este formulário você concorda com o armazenamento e tratamento de seus dados por este site.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS