Menu

Barbacena registra três casos da Ômicron e Minas chega a 138 infectados com a variante

Os infectados tinham como países de origem Quênia e Holanda e estavam em viagem ao Brasil.
04/01/2022 às 13:30
Tempo de leitura
2 min
Foto: Biblioteca de Imagens do Canva
Foto: Biblioteca de Imagens do Canva

A Secretaria de Saúde de Barbacena recebeu o resultado de três amostras de contaminados com a Covid-19 na tarde dessa segunda-feira, 3 de janeiro, que foram encaminhadas para a Fundação Ezequiel Dias, sendo identificada em sequenciamento genético, a linhagem da variante Ômicron.

Com relação aos casos confirmados, trata-se de duas pessoas do sexo masculino e uma do sexo feminino. Os infectados tinham como países de origem Quênia e Holanda e estavam em viagem ao Brasil, com destino a Barbacena.

Os casos foram identificados, após apresentarem sintomas gripais e realização de teste rápido de antígeno reagente. A Vigilância Epidemiológica, em conjunto com o médico infectologista Herbert Fernandes, realizaram visita domiciliar, para análise da situação clínica dos pacientes, assim como coleta de amostra de swab nasal via RT-PCR.

De acordo com o comunicado da Prefeitura de Barbacena, todos os pacientes foram avaliados, monitorados e testados, assim como seus contatos, mantendo isolamento indicado, com resposta positiva a infecção, sem intercorrências e necessidade de internação. Findando período crítico, sendo liberados do isolamento.

Ômicron em Minas Gerais

Subiu para 138 o número de casos confirmados da variante Ômicron do coronavírus em Minas Gerais, segundo a Secretaria de Estado de Saúde. A cidade com mais registros é Belo Horizonte, com 76 infectados pela variante.

Também estão confirmados casos da ômicron em Extrema (19), Contagem (7), Nova Lima (6), Betim (4), Barbacena (3), Itaúna e Lavras (3 cada), Juiz de Fora, Lagoa Santa e Passa Quatro (2 cada), Maria da Fé, Passos, Pouso Alegre, Ribeirão das Neves, Sete Lagoas, Três Pontas e Varginha (1 cada), além de quatro em outros estados.

O número de casos confirmados com a Ômicron no Brasil vem aumentando consideravelmente. Até o dia 28 de dezembro haviam 130 infecções da variante. A idade das pessoas contaminadas com a variante no estado varia de 3 a 68 anos. São 74 mulheres e 64 homens. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, até o momento, não houve necessidade de internação hospitalar dos pacientes, que permaneceram em isolamento domiciliar.

Última atualização em 19/08/2022 às 05:58