Menu

Exército e Bombeiros vão capacitar defesas civis na desinfecção de áreas de aglomeração

07/04/2020 às 10:00
Tempo de leitura
2 min

A partir da próxima terça-feira (7), o Exército Brasileiro, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e o Governo do Estado, realizarão uma capacitação para 80 profissionais indicados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC). Os agentes, oriundos de diversas Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdecs), serão capacitados com o objetivo de preparar os órgãos municipais para a desinfecção de ambientes onde circulam uma grande quantidade de pessoas.

O treinamento, que é uma das ações preparatórias para as medidas preventivas de controle à pandemia da Covid-19, se dará no 12º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha do Exército Brasileiro e terá duração de três dias.

A capacitação será ministrada por militares que atuam na Seção de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN) da Escola de Instrução Especializada (ESIE) do Exército Brasileiro e bombeiros militares do Pelotão de Emergências Químicas, Biológicas, Radiológicas e Nucleares (PQBRN).

A instrução permitirá que os profissionais das Compdecs tenham uma visão geral sobre o risco de contaminação do coronavírus e a importância do procedimento de desinfecção das áreas públicas de grande circulação de pessoas para a prevenção da disseminação do vírus. Eles também serão orientados quanto às soluções disponíveis para a sanitização, os riscos destes produtos e a forma adequada de utilizá-los.

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) também serão foco da capacitação, que mostrará a maneira correta da colocação e retirada, bem como o descarte correto dos EPI’s e resíduos gerados na desinfecção.

Os profissionais aprenderão sobre o risco oferecido pelo coronavírus, suas formas de transmissão e o tempo estimado de permanência nas diferentes superfícies. Com isso, a expectativa é que repassem as orientações aos municípios de origem para que o esforço se multiplique em todo o estado.

Veja também: Fhemig atende 770 ocorrências de acidentes domésticos em 2020 e bombeiros fazem alerta durante a quaretena

COMENTÁRIOS
Última atualização em 13/09/2021 às 18:47