Menu

UFOP está apta a iniciar exames de detecção de Sars-CoV-2

08/07/2020 às 23:22
Tempo de leitura
2 min

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) enviou o parecer de concordância para que o laboratório de Imunopatologia do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas (Nupeb) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) faça as análises de detecção da Covid-19. 

Para que fosse autorizada a realizar os testes, a Universidade passou a integrar a RedeLab Covid-19, organizada pela Funed, que reúne laboratórios das redes pública e privada. Após a assinatura do termo de compromisso, realizou testes de validação, cujos resultados foram conferidos pela Funed e tiveram 100% de concordância com os que foram realizados pela Fundação. 

Ainda não há data definida para início das atividades, quais municípios serão atendidos ou como será o fluxo de atendimento. A UFOP não vai fazer a coleta de exames — isso será feito pela rede dos municípios em parceria com a Funed e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. A Universidade será responsável por realizar análise e encaminhar os resultados digitalmente. Os demais detalhes serão acertados nos próximos dias e divulgados assim que possível.