Menu

UFV disponibiliza seus laboratórios para realizar testes do coronavírus

23/03/2020 às 19:40
Tempo de leitura
2 min

A Universidade Federal de Viçosa (UFV) informou, nesta segunda-feira (23), que está à disposição do Governo de Minas Gerais no auxílio no combate ao coronavírus e disponibilizou quatro laboratórios especializados em pesquisas com vírus para a realização de testes do COVID-19.

Caso seja autorizada pelas autoridades competentes, a UFV poderá realizar cerca de 200 testes diariamente, com resultados divulgados em até dois dias.

Atualmente, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) é a única instituição autorizada para realizar os testes de coronavírus em Minas Gerais, porém a produção tem sido insuficiente para comportar o número crescente de casos suspeitos da doença. Por isso, a Funed procura autorização para que outros laboratórios possam realizar os testes.

Se for aprovada, a UFV poderá analisar as amostras de pacientes com suspeita do coronavírus no seguintes locais: Laboratório de Vírus, sob coordenação da professora Poliane Alfenas Zerbini (DMB); Laboratório de Ecologia e Evolução de Vírus, coordenado pelo professor Francisco Murilo Zerbini(DFP), Laboratório de Imunobiológicos e Virologia Animal, coordenado pelo professor Abelardo Silva Júnior (DVT) e Laboratório de Genética Ecológica e Evolutiva, no campus Rio Paranaíba, coordenado pelos professores Rubens Pasa, Karine Kavalco e Pedro Ivo Good God.

A realização dos testes não corre risco de contaminação na UFV, segundo a instituição, já que as coletas de materiais para exames são realizados por médicos e outros profissionais da área de saúde e que, antes de ser transportada, a amostra recebe uma solução que destrói o envelope de lipídeo, que inativa o vírus COVID-19.

A UFV diz que já levantou recursos para a realização dos testes e aguarda as orientações da Funed para comprar o material e mão de obra para a realização das coletas. Além disso, a instituição também informou que os laboratórios também têm estrutura para trabalhar questões relacionadas a dispersão e evolução do COVID-19 e que podem auxiliar nas medidas de contenção da epidemia.

Veja também: Sobe para 128 o número de casos confirmados de coronavírus em Minas Gerais

COMENTÁRIOS
Última atualização em 13/09/2021 às 16:04