Menu

Cruzeiro empata com Chapecoense e risco de rebaixamento só aumenta

14/10/2019 às 12:10
Tempo de leitura
5 min

Não foi desta vez que Abelão conseguiu vencer pelo Cruzeiro! Em mais uma rodada de falta de sorte e polêmica envolvendo o VAR, o Cruzeiro empatou por 1 a 1 com a Chapecoense no último domingo (13), na Arena Condá, em partida válida pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro, deixando a situação da equipe celeste ainda mais crítica na luta para escapar da zona de rebaixamento para a série B.

Primeiro Tempo

O Cruzeiro começou bem o jogo. Logo no início do primeiro tempo, Dedé ficou com a sobra na área e empurrou a bola para as redes. Fábio salvou o time celeste fazendo uma bela defesa depois de um chute arriscado do atacante da Chape, de fora da área, aos 10 minutos de jogo.

Aos 24 minutos, acontece um cruzamento na área do Cruzeiro e Henrique Almeida aparece livre,cabeceando por cima do travessão de Fábio, e quase que o Chape empata. Após o susto, Thiago Neves fez lançamento para Fred, mas o atacante da Raposa cometeu falta no zagueiro chapecoense Rafael Pereira. Aos 45 do primeiro tempo Éderson fez um cruzamento, David chutou, mas a bola bateu na trave, correndo toda a linha do gol. E assim, depois de muito sufoco, terminou a primeira etapa da partida.

Os números da partida mostram que a Chape é quem teve maior domínio deste tempo inicial, fazendo nove finalizações, contra seis do Cruzeiro.

Segundo Tempo

Na segunda etapa da partida, os donos da casa intensificaram o controle do jogo. Quem se destacou novamente foi o goleiro Fábio, que aos 12 minutos defendeu outra tentativa de Régis de golear e logo depois fez defesa de chute do Bryan, na cara do gol. No segundo tempo, o Cruzeiro sofreu muita pressão da Chape e se segurou como pôde para buscar o contra-ataque. O time azul celeste não construiu boas oportunidades de gol e passou aperto principalmente nos minutos finais.

Quando o árbitro sinalizou mais quatro minutos de acréscimo, a Chapecoense marcou gol. O lance foi polêmico: Camilo aproveitou o rebote do goleiro Fábio para mandar para o gol, porém, o VAR teve dúvida em relação à posição de Arthur Gomes, que finalizou antes da defesa do arqueiro cruzeirense. Após seis minutos, o VAR confirmou o empate.

Como fica o Cruzeiro?

Após empate de 1 a 1 contra a Chape, o Cruzeiro ampliou o jejum na competição, e agora já soma oito partidas sem ganhar no Brasileirão. Além disso, o risco de cair para a série B ficou mais alto em relação as últimas rodadas. Segundo o departamento de matemática da UFMG, a probabilidade de o Cruzeiro ser rebaixado, agora está em 73,1%. E não é só isso que preocupa o torcedor cruzeirense: o desempenho e aproveitamento do time está muito fraco atualmente.

Além disso, os problemas extra-campo continuam. Após a série de irregularidades administrativas, denunciadas em maio, o Cruzeiro enfrenta uma crise grave. Após demissão do vice-presidente de futebol Itair Machado, Zezé Perrella assumiu o cargo no Cruzeiro. Seu retorno foi marcado por imagem de esperança para o torcedor cruzeirense, algo que não foi demonstrado dentro de campo.

Zezé Perrella tem a missão de controlar uma das maiores crises na história do Cruzeiro. As dívidas do clube estão perto de chegar a R$ 700 milhões, além de dois meses de salários atrasados. O vice, em sua primeira entrevista, já disse que irá buscar recursos para garantir vencimentos de atletas e funcionários até o fim do ano, além de 13°, férias e outras obrigações previstas no direito do trabalho e, além disso, juros bancários.

Próxima partida

O próximo jogo do Cruzeiro é em casa, no Mineirão, na quarta-feira (16). O time celeste recebe o São Paulo, às 21h, para continuar lutando contra a temida Série B. Com os resultados, a Raposa ficará pelo menos mais uma rodada no Z4 do Brasileiro, visto que tem duas vitórias a menos que o CSA.

Cruzeiro 1 X 1 Chapecoense

Motivo: 25ª rodada – Campeonato Brasileiro
Data: 3/10/2019 (domingo)
Local: Arena Condá, em Chapecó-SC
Público e renda: não divulgados
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)Gols: Dedé, aos 4 min. do 1º tempo; Camilo, aos 49 min. do 2º tempo

Cruzeiro: Fábio; Edilson, Dedé, Fabrício Bruno e Egídio (Weverton); Henrique, Éderson, Marquinhos Gabriel (Pedro Rocha) e Thiago Neves; David (Ariel Cabral) e Fred – Técnico: Abel Braga
Chapecoense: Muriel, Gilberto, Nino, Frazan e Orinho (Igor Julião), Yuri Lima, Ganso, Nenê e Daniel (Dodi), João Pedro e Yone Gonzalez – Técnico: Marcão
Cartões amarelos: Rafael Pereira e Marquinhos Santos (Chapecoense); Pedro Rocha (Cruzeiro)