Menu

Cruzeiro vence Racing por 2 a 1 e se classifica em primeiro no grupo

24/05/2018 às 02:54
Tempo de leitura
5 min

Cruzeiro e Racing foram à campo no Mineirão, na noite desta quarta-feira, em busca da classificação em primeiro lugar no grupo 5 da Copa Libertadores. A equipe celeste, que contava com o apoio de mais de 40 mil torcedores, precisava da vitória para passar como líder. Já o Racing, por outro lado, foi para a partida podendo empatar para passar em primeiro. Com times bem diferentes daqueles que se enfrentaram em fevereiro na Argentina, as equipes sabiam que era de vital importância fazer um resultado positivo para evitar as equipes mais tradicionais nas oitavas, além de conseguir a vantagem de decidir o confronto em casa.

E nesse jogo apimentado, o Cruzeiro foi quem saiu vitorioso. A equipe celeste contou com um início de jogo arrasador, onde fez dois gols em onze minutos, para vencer o jogo. Centurión descontou para os visitantes ainda no primeiro tempo, mas ficou só nisso. O jogo foi repleto de emoções e muitas chances de gol, mas no fim o placar construído na primeira etapa se manteve e o Cruzeiro pôde comemorar a classificação como líder do grupo.

Primeiro Tempo

O começo do jogo parecia indicar uma goleada para o Cruzeiro. Logo aos dois minutos de jogo, após boa jogada do ataque celeste, Sassá cruzou para área e Thiago Neves apareceu com oportunismo para abrir o placar. Cruzeiro 1 a 0 e festa total nas arquibancadas do Mineirão. Dois minutos depois mais uma chance clara para o Cruzeiro. Thiago Neves lançou Sassá que saiu na cara do gol, mas o camisa 23 se atrapalhou na hora de finalizar e chutou para fora perdendo um gol feito. O Cruzeiro seguiu pressionando e causando pânico na defesa do Racing até que, de tanto pressionar, fez mais um. Lucas Silva fez grande jogada, primeiro desarmando e depois passando por seu marcador e chutando no canto do goleiro Musso, sem chance alguma para o arqueiro. Isso tudo com apenas onze minutos de partida.

O jogo parecia se encaminhar para um resultado tranquilo, ou até mesmo uma goleada, mas não foi o que se viu. Sem nada a perder o Racing transformou seus dois laterais em pontas, fazendo ultrapassagens e dobradinhas pelos lados a todo instante. Isso começou a trazer problemas para um Cruzeiro que estava sem Rafinha, homem importante na marcação. Assim o Racing começou a levar muito perigo e conseguiu seu gol. Solari fez boa jogada pela esquerda e cruzou para a área. A zaga não conseguiu cortar e a bola sobrou limpa para Centurión estufar as redes de Fábio.

A partir daí a partida ficou mais aberta e se atacando o Racing era muito forte, defendendo era uma lástima. Sem a proteção dos laterais a defesa da equipe argentina virou uma “peneira” e o Cruzeiro sempre que atacava levava perigo. Com o jogo lá e cá o Racing quase empatou o jogo. Lautaro Martínez achou um belo passe para Solari que saiu livre na cara de Fábio e tocou por cima do goleiro. O torcedor no Mineirão prendeu a respiração mas caprichosamente a bola beijou a trave, sendo afastada em seguida por Léo.

Aos 45 minutos outra chance clara de gol, dessa vez para o Cruzeiro. Henrique fez um grande lançamento para Arrascaeta, que partiu sozinho muito à frente da exposta defesa argentina, mas o jogador do Cruzeiro demorou a definir o lance e o goleiro Musso conseguiu se recuperar e tirar a bola dos pés do camisa 10 cruzeirense, que perdeu um gol que não costuma perder.

Segundo Tempo

No segundo tempo o Cruzeiro voltou com uma postura menos incisiva e preferiu dar a bola para o Racing, conseguindo assim se manter menos exposto às investidas dos alas da equipe argentina, tentando sair apenas nos contra-ataques. A estratégia deu certo e por mais que o Racing tivesse a bola, eles não conseguiam se infiltrar pelo meio, muito pelas grandes atuações de Henrique e Lucas Silva. Também passaram a ter menos liberdade pelas alas, conseguindo apenas ficar jogando bolas para a área, todas elas como sempre sendo rechaçadas por Dedé.

Na segunda etapa se viu menos chances claras, sendo as mais perigosas delas criadas pelo Cruzeiro. Primeiro por Sassá que, após receber grande passe de Arrascaeta, girou pra cima da zaga argentina e obrigou Musso a fazer grande intervenção. E depois com Raniel, que havia entrado no lugar do próprio Sassá, que recebeu grande bola de Arrascaeta e frente a frente com o goleiro adversário chutou forte mas sem direção.

Após o apito final, muita festa e alívio de jogadores e torcedores que, após iniciarem a competição desacreditados, conseguiram terminar a fase de grupos no primeiro lugar.

Agora a equipe celeste tem até domingo para se preparar para enfrentar o Santos pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo será na vila Belmiro, às 16h de Brasília.

Já na Libertadores o Cruzeiro terá de aguardar a definição dos classificados para as oitavas de final, para assim saber seu adversário na fase seguinte.

Leia também:

Última atualização em 19/08/2022 às 11:25