Menu

Durante o verão fique atento ao fenômeno “Cabeça d’água”; veja dicas de como ter cuidado

05/01/2020 às 14:49
Tempo de leitura
2 min

Durante o verão muitos mineiros aproveitam para tomar um banho de rio ou de cachoeira. Mas, apesar de ser uma prática refrescante e relaxante é preciso estar atento aos fenômenos naturais! Na época do verão é comum que o fenômeno conhecido como “Cabeça d’água” aconteça, por isso é preciso estar atento a algumas dicas de como evitar ser pego de surpresa.

Primeiro é preciso entender o que significa a “Cabeça d’água”: devido a grandes chuvas, o nível de um determinado rio ou cachoeira aumenta com rapidez, fazendo com que os afogamentos sejam mais constantes, ou em caso de cachoeiras, a queda da água seja mais forte. Durante a parte da tarde é mais provável que o fenômeno aconteça, além disso, alguns sinais que indicam a presença da Cabeça d’água são mudança na cor da água, ficando mais barrosa e suja e também o aumento da presença de galhos e folhas.

Veja algumas dicas para não ser pego de surpresa

  • Confira a previsão do tempo não só no local do banho, mas também em regiões próximas.
  • Fique atento aos primeiros sinais característicos da Cabeça d’água (como a cor da água ou a presença de galhos e folhas). O fenômeno pode acontecer mesmo se não estiver chovendo.
  • Ao identificar os primeiros sinais, é necessário sair imediatamente da água e procurar um local mais alto.
  • Em caso de chuvas é preferível não entrar em cachoeiras e rios.

Veja outras dicas do Corpo de Bombeiros para períodos chuvosos clicando aqui.