Menu

Augusto Cury e as dez leis para ser feliz

21/07/2020 às 17:12
Tempo de leitura
3 min

Qual é a definição de felicidade? A felicidade inclui viagens caras, carros de luxo e compras em lojas de alto poder aquisitivo? Na verdade, essas coisas apenas fornecem um breve frenesi de felicidade. Se você já leu Augusto Cury, certamente sabe que o verdadeiro significado da felicidade está nas pequenas alegrias da vida cotidiana, na paixão e na satisfação com a vida.

O que é a felicidade é uma questão que muitos filósofos, teólogos e pessoas comuns como você e eu tentamos responder no decorrer dos séculos. Se você perguntar a pessoas diferentes quando elas são (ou podem ser) felizes, provavelmente muitas falarão de circunstâncias externas: um ótimo trabalho, muito amor, ótimas férias, um ótimo carro, uma conta bancária cheia de dinheiro, ganhar na loteria… É claro que essas coisas podem fazer você feliz se você as tiver. Mas eles não são um requisito, e isso é uma coisa boa.

Todo mundo quer ser feliz, mas nem sempre é fácil. Especialmente quando as circunstâncias são desfavoráveis, geralmente sentimos que não podemos fazer nada pela nossa felicidade. Mas isso não é verdade, a felicidade também é, acima de tudo, uma questão de seu próprio pensamento e ação.

A felicidade costuma ser uma questão de pequenas coisas. Muitos pequenos momentos felizes resultam em grande felicidade. E você pode cuidar desses pequenos momentos, não importa quais sejam as circunstâncias da sua vida agora.

Na curta obra “Dez leis para ser feliz”, lançada originalmente em 2003, o escritor, psiquiatra e professor Augusto Cury fornece algumas “ferramentas” para ser feliz e se apaixonar pela vida. Para Cury, “ser feliz não é ter uma vida isenta de perdas e frustrações. É ser alegre, mesmo se vier a chorar. É viver intensamente, mesmo no leito de um hospital. É nunca deixar de sonhar, mesmo se tiver pesadelos. É dialogar consigo mesmo, ainda que a solidão o cerque.”.

O segredo da felicidade do escritor paulista vai da “simples” contemplação do belo, passando pelo hábito de praticar exercícios físicos e uma alimentação saudável, até adquirir uma inteligência espiritual. Esse último, talvez, seja o mais importante, uma vez que corpo e espírito devem andar harmoniosos.

Faça coisas que você ama, passe algum tempo com as pessoas de quem você gosta, Leia um livro, assista um filme, coloque sua música favorita pra tocar, seja grato, não se estresse, dance, cante, aprenda a dizer não, sonhe, medite, durma bem, perdoe, ria, ame.

Adiar sua felicidade para o futuro não funciona. Se você quer ser mais feliz, precisa começar hoje. Experimente seguir as dez leis do Cury e colocá-las em prática hoje.

COMENTÁRIOS