Menu

Três sites com cursos de Excel on-line, gratuitos e com emissão de certificado

10/08/2018 às 15:44
Tempo de leitura
5 min

Certamente todos, se não conhecem, já ouviram falar no Excel, editor de planilhas da Microsoft ideal, para criar listas, cálculos, colunas, entre outros. Uma ferramenta poderosa e extremamente necessária, além de ser muito requisitada em anúncios de vagas de emprego, porque gera alta produtividade, dinamismo e eficiência operacional nas equipes de trabalho.

Em tempos de crise, é fundamental o aperfeiçoamento constantemente para não ficarmos para trás na hora de procurar um bom emprego ou conseguir uma promoção no emprego atual. Pensando nisso, o Mais Minas te apresenta três instituições de ensino que oferecem o curso de Excel gratuitamente e com certificado para você estudar em casa.

Se você quiser economizar tempo, facilitar a organização de dados e, geralmente, aumentar suas habilidades administrativas no escritório, não hesite: você deve se tornar um especialista em Excel.

1. Escola Virtual da Fundação Bradesco

Criada em 2001, a Escola Virtual é um portal de e-learning dedicado a oferecer cursos gratuitos e 100% on-line em diferentes áreas, tais como Administração, Contabilidade e Finanças, Informática, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, e Educação e Pedagogia.

A arquitetura digital da Escola Virtual favorece a autogestão do estudo, por isso, disponibiliza um ambiente virtual completo e que respeita o ritmo e a capacidade de aprendizagem de cada pessoa.

A Escola Virtual oferece cursos para os níveis básico, intermediário e avançado do Excel 2007, 2010 e 2013, onde você aprenderá como organizar um banco de dados utilizando o conceito de relacionamento entre tabelas, aprimorar seus conhecimentos e a desenvolver planilhas mais completas, criar, usar e vincular pastas de trabalho, criar fórmulas (nas quais o resultado dependerá de determinados argumentos), inserir imagens, criar e editar regras de formatação condicional, entre outros recursos.

Para obter um bom aproveitamento deste curso, é imprescindível que realize os cursos Excel 2007, 2010 e 2013. Para fazer um curso na Escola Virtual é necessário ter, no mínimo, 14 anos e possuir CPF e conta de e-mail válida.

Link dos cursos:

2. Projeto Meu Brasil

O projeto Meu Brasil é o resultado de parcerias com empresas e instituições que se uniram com o propósito de promover ações sociais, ambientais, profissionais e educacionais por todo o Brasil. Utilizando educação e tecnologia como ferramentas principais, o projeto oferece cursos gratuitos de capacitação profissional em diversas áreas, inclusive a Informática.

O curso de Excel do Projeto Meu Brasil é uma ótima oportunidade gratuita para aprender a trabalhar com essa ferramenta que é uma das mais utilizadas por empresas de todo o mundo. O Excel oferece recursos profissionais para realizar vários tipos de cálculos simples e complexos, e tudo pode ser automatizado.

O objetivo do curso é fazer com que o aluno tenha condições de iniciar sua experiência com planilhas eletrônicas, através de situações do dia a dia com o Microsoft Excel. São 10 aulas com muito conteúdo e o professor ensina o básico sobre o programa, cálculos, gráficos, utilização de funções e muito mais.

Ao término do curso, o aluno poderá fazer um teste para testar seus conhecimentos e com uma nota maior ou igual a 7, a impressão do certificado de conclusão será liberada.

Faça seu cadastro gratuito e tenha acesso a todas as aulas do curso.

3. Escola do Trabalhador

A Escola do Trabalhador é uma das ações implementadas pelo Ministério do Trabalho (MTb) visando a qualificação de milhares de trabalhadores brasileiros e o combate ao desemprego. Por meio da Escola serão ofertados cursos em doze eixos tecnológicos, respeitando as definições da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).

Os cursos disponibilizados na Escola do Trabalhador são online, abertos à sociedade, com acesso irrestrito, gratuito e sem necessidade de escolaridade prévia. A certificação será realizada pela Universidade de Brasília (UnB) como cursos de extensão.

O curso “Introdução ao Excel”, oferecido pela Escola do Trabalhador, tem como público-alvo pessoas interessadas em aperfeiçoar o conhecimento elementar sobre planilha de cálculos. Com uma duração de 40 horas, através de um computador ou aparelhos móveis com conexão à internet, você aprenderá a criar planilha de cálculos, rotinas e processos na gestão de recursos humanos. Ao finalizar este curso, você poderá solicitar seu certificado.

Inscreva-se neste curso gratuitamente com seu e-mail e CPF.

Dica extra: Treinamento em vídeo do Excel para Windows

A própria Microsoft, empresa que desenvolve o Excel, oferece cursos em vídeo gratuitos para os seus usuários, com ensinamentos sobre como usar a plataforma, linhas e colunas, células, gráficos, tabelas, fórmulas, etc. Neste caso, não é necessário fazer qualquer tipo de cadastro e a plataforma não emite certificado.

Esperamos ter te ajudado de alguma forma! Bons estudos!

Leia também: Lista de Sites que Oferecem Cursos Gratuitos com Certificado

Última atualização em 19/08/2022 às 10:56