Menu

UFMG realiza processo de seleção para 72 vagas em cursos técnicos gratuitos

Atualmente, a instituição de ensino está com inscrições abertas para vagas em cursos técnicos de biotecnologia, com ênfase em análises clínicas, e desenvolvimento de sistemas.
27/12/2022 às 12:16
Tempo de leitura
2 min
Coltec seleciona para cursos - Foto: Lucas Braga/UFMG
Coltec seleciona para cursos - Foto: Lucas Braga/UFMG

Não é só graduação e pós que a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) oferece. Por meio do seu Colégio Técnico (Coltec), a UFMG também forma profissionais em cursos técnicos gratuitos e de qualidade.

Atualmente, a instituição de ensino está com inscrições abertas para vagas em cursos técnicos de biotecnologia, com ênfase em análises clínicas, e desenvolvimento de sistemas, com ênfase em programação de dispositivos móveis. Podem se candidatar os estudantes que já possuem Ensino Médio completo.

Os candidatos serão classificados por meio da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2017 a 2022. Para se inscrever, é necessário arcar com a taxa de inscrição no valor de R$ 30. A inscrição deve ser feita exclusivamente pelo site da Comissão Permanente de Vestibular da UFMG (Copeve).

Distribuição das vagas dos cursos técnicos

Das 76 vagas oferecidas, 36 são para o curso de biotecnologia e 36 para desenvolvimento de sistemas, sendo que metade delas são reservadas para alunos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública, havendo ainda separação de vagas de acordo com a renda familiar bruta e a autodeclaração de negros (pretos ou pardos) e indígenas.

De acordo com o Coltec, os cursos técnicos ofertados têm duração de dois anos e serão ministrados no período noturno, no Campus Pampulha, a partir de março de 2023.

Para outras informações, o edital pode ser acessado na íntegra, clicando aqui.