Menu

Conheça 10 sites para fazer cursos gratuitos e com diploma

05/09/2022 às 12:26
Tempo de leitura
7 min
Imagem: Canva
Imagem: Canva

Devido ao período econômico que enfrentamos na atualidade muitas pessoas não têm condições para arcar com um bom curso que lhes garantam um diploma. No entanto, algumas “boas almas” da internet disponibilizaram cursos online e grátis para aqueles que não têm condições de pagar, além de serem estudos especializados e com diploma, o que é uma ótima opção para quem busca conhecimentos. Confira alguns cursos online, das diferentes áreas, oferecidos de maneira grátis.

Coursera

Você já se imaginou ter acesso aos estudos que conferem nomes de peso no que diz respeito ao conhecimento técnico e especializado. Para quem quer se desenvolver pessoalmente, a plataforma Coursera oferece diversos cursos com as diferentes áreas, seja na tecnologia, na saúde, no marketing e na economia. Fundada por professores formados na universidade de Stanford, o site tem parcerias com várias instituições de ensino , entre elas as universidades de Mixigan, Stanford, USP(Universidade de São Paulo), ITA( Instituto de Tecnologia Aeronáutica) e o Google. A plataforma está a cada vez mais conhecida no Brasil e tem ajudado muitas pessoas na aquisição do conhecimento. Durante o seu uso, todos o materiais e aulas disponíveis para o acesso, podem ser utilizados pelo usuário, porém caso se forme em algum curso, há a possiblidades de existir um custo estabelecido pela empresa para o acesso ao diploma.

Link: https://pt.coursera.org

SESI

Uma instituição renomada no território brasileiro, o Serviço Social da Indústria (Sesi) oferece vários cursos profissionalizantes nas áreas que contemplam à mecânica, à administração, à empresas e à indústria. Se você pensa em dar um upgrade na sua carreira, a plataforma Sesi conta com cursos presenciais e online de forma gratuita, mas é preciso se inscrever no site e verificar quais serão os cursos ofertados por disciplina. Geralmente as aulas são gravadas, porém com um período estabelecido para serem retiradas. Além disso, o que é ótimo para quem busca um diploma, a maioria é gratuita, assim como os cursos.

Link: https://www.portaldaindustria.com.br/sesi

SEBRAE

Mais uma plataforma brasileira, o Sebrae ( Serviço Brasileiro de Apoio ás Micros e Pequenas Empresas) tem como foco cursos relacionados ao empreendedorismo. Não sendo algo fácil de administrar e trabalhar, a plataforma é uma entidade privada brasileira e contempla como seu principal lema a força de vontade do brasileiro. Por isso, ela oferece cursos gratuitos na internet com a média de duração de até 30 dias e 6 horas por dia, de modo que o objetivo, é fortalecer a economia do pais e atuar no desenvolvimento pessoal do cidadão. Em todos os cursos os certificados são garantidos e 100% digitais com o selo de autenticidade. Para verificar as disponibilidades de cursos, basta ir até ao site oficial do SEBRAE e clicar na aba cursos e analisar as opções.

Link: https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae

UDACITY

Uma plataforma com um público especifico, a Udacity é especializada nas áreas relacionadas à tecnologia da informação. Considerado um dos sites para cursos mais renomados na internet, a plataforma foi fundada no ano de 2011, e não é brasileira. Para ter acesso aos cursos oferecidos, você precisa estar cadastrado no site, são oferecidos de forma gratuita, mas para obter os certificados é necessário uma taxa. Além disso, os cursos trazem níveis de dificuldade para a formação, de maneira que se apresentam ao final, avaliações de alto desempenho que lhe garantirão, ou não, a o diploma sob a matéria. Disciplinas relacionadas à ciência de dados, à informática e à automação, são as mais procurados. A plataforma também conta com cursos pagos e de alto índice de aprovação no mercado de trabalho.

Link: https://www.udacity.com

PRIME CURSOS

Especializada em cursos à distância, a PrimeCursos é uma empresa brasileira que oferece cursos totalmente grátis e online. Fundada em 2008, é uma das plataformas pioneiras no mercado digital de cursos no Brasil, além de contar com profissionais altamente especializados do território nacional. Certificada pela ABED ( Associação Brasileira de Educação à Distância), a plataforma também oferece diplomas, porém com uma taxa para entrega no seu endereço, ou pelo modelo Digital. De acordo com seu lema ” Oferecer meios e recursos tecnológicos para que qualquer pessoas possa aprender, se qualificar é melhorar de vida através do ensino à distância”, ou seja, novas oportunidades para todos.

Link: https://www.primecursos.com.br

SóEducador

Uma plataforma especializada na área profissional de docentes, a SóEducador oferece cursos inteiramente gratuitos para saberes na área do conhecimento do educador com conhecimentos nas diversas disciplinas dos professores. O site é de fácil uso intuitivo e muito recomentado por quem fez, além dos cursos contarem com certificados, mas com um preço que cabe aos bolsos, diante do custo benefício pelo conhecimento que o usuário pode adquirir. Sendo assim, certificados pela ABED, também segue as leis brasileiras para que os diplomas sejam com a segurança do respaldo legal e validade nacional.

Link: https://soeducador.com.br

BrasilmaisDigital

Para quem busca conhecimentos nas áreas da tecnologia da informação, programação, inteligência artificial e gestão empresarial, o portal BrasilMaisDifital é um projeto inovador que busca inserir mais pessoas no mercado de trabalho, por sua transferência de conhecimentos. Nesse contexto, a plataforma possui mais de 35 cursos gratuitos e busca os públicos jovens, com o intuito de oferecer a inclusão, diversificação e o desenvolvimento. Além disso, o projeto conta com muitas parcerias de sites e profissionais renomados, como por exemplo. a Microsoft e a Global System.

Link: http://brasilmaisdigital.org.br

Perestroika

Fundada no ano de 2007 e sem cursos online nessa época, essa plataforma carrega uma ideia diferente da maioria nos seus cursos, por aderir na sua característica, os conhecimentos e conteúdos contemporâneos relacionados á cultura, à diversidade, à comunicação e à inovação. Sendo assim, o objetivo da empresa é quebrar as barreiras geográficas parar oferecer alguns cursos gratuitos e com certificados, de modo que chegue a todas as pessoas, principalmente àquelas que não possuem condições. A criatividade é uma das suas principais qualidades, pois tem como natureza a expansão do novo.

Link: https://www.perestroika.com.br

Senar

Com foco nas pessoas do meio rural, o Senar ( Serviço Nacional de Aprendizagem Rural ) é uma plataforma de educação que abre margem para a formação de pessoas do meio rural, nas especializações de profissionais da agricultura e subsistência. Nesse sentido, sendo um portal brasileiro, oferece cursos online e gratuitos para a ampliar os conhecimentos e o aumento da produtividade de quem vive no campo. Os cursos tem no seus arcabouços materiais digitais, redes de compartilhamentos de informações, monitorias e cargas horários para conclusão, de modo a adquirir o certificado grátis após completada. Existem mais de 80 cursos nos site, mais de 200 professores e cerce de 1 milhão de alunos, para que a aprendizagem seja coerente e com conteúdos significativos.

Link: https://ead.senar.org.br

Gran Cursos Online

Uma plataforma especializa em concursos, a Gran Cursos Online também dedica-se aos cursos gratuitos, tanto para preparação das provas, quanto para suplementação de conhecimentos nas possíveis áreas que você possa atuar. Além disso, oferece materiais gratuitos e aulas grátis em várias áreas com professores credenciados e especializados por universidades renomadas. Para ter acesso a esses conhecimentos, é necessário se inscrever no site e verificar as disponibilidades de cursos gratuitos e com certificados, pois o site também conta com aprendizados custeáveis.

Link: https://www.grancursosonline.com.br

Última atualização em 05/09/2022 às 13:30