Menu

Escola de BH oferece 240 bolsas de estudo 100% gratuitas em cursos técnicos e profissionalizantes

26/05/2022 às 20:05
Tempo de leitura
5 min
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Os cursos profissionalizantes e técnicos têm se tornado cada vez mais um grande diferencial no mercado de trabalho, que necessita cada vez mais de mão de obra especializada. Para aqueles que buscam por uma qualificação para se despontar na carreira profissional, a Escola Profissionalizante Santo Agostinho (EPSA), instituição mantida pela Sociedade Inteligência e Coração (SIC), está com inscrições abertas para 240 bolsas de estudo 100% gratuitas.

A escola, localizada no Barreiro, em Belo Horizonte, vai ofertar 160 bolsas para cursos de Qualificação Profissionalizante, sendo 30 vagas para informática para iniciantes; 30 para Pacote Office; 40 para Eletricista Residencial e Predial; 20 para Tornearia Convencional e Iniciação em Torno CNC; e 40 para Fundamental em Robótica. Já na Educação Profissional Técnica de nível médio são 80 vagas, sendo 45 destinadas a Técnico em Administração (Módulo I) e 35 para Técnico em Informática (Módulo I).

Desde 2000, a EPSA atua com protagonismo na inclusão social de jovens e adultos no mercado de trabalho. “Todos os cursos ofertados são totalmente gratuitos, incluindo material didático, uniforme, lanche e equipamentos de proteção individual (EPIs) para frequentar os nossos laboratórios. Além disso, a EPSA possui um contato permanente com empresas e agentes de integração, no intuito de estabelecer parcerias e captar vagas de empregos e estágios aos alunos”, destaca o diretor da instituição, Marco Henrique Silva.

Letícia Takenaka, aluna do curso Técnico em Informática da EPSA, é um exemplo de educação que gera oportunidades. “Desde que iniciei o curso, tive interesse em estagiar para aplicar meus conhecimentos. O programa de estágios da EPSA divulgou uma oportunidade e logo me interessei bastante, visto que é na área em que mais me identifico na TI. Hoje me encontro bastante feliz, sigo aprendendo muito e espero aprender infinitamente mais”, conta.

A aluna do curso de Técnico em Administração, Brenda Guedes, também conseguiu uma oportunidade no mercado de trabalho graças aos estudos.   “Quando consegui o estágio fiquei muito feliz, pois estava em busca dessa oportunidade. Espero aproveitar cada recurso disponível para praticar e aprimorar meus conhecimentos”, diz Brenda.

Oportunidade de sucesso

As inscrições para fazer parte dos novos programas da EPSA são limitadas e podem ser feitas no site https://admissao.epsa.com.br/. Para os candidatos que não tiverem acesso à internet, as inscrições podem ser feitas presencialmente na secretaria da EPSA (Av. Dep. Antônio Lunardi, 98 – Brasil Industrial), das 9h às 18h. O prazo para se candidatar aos programas de Qualificação Profissional vai até 17 de junho. Já para os interessados nas bolsas de Educação Profissional Técnica, o prazo vai até 2 de junho. Ambos os cursos terão início no segundo semestre de 2022.

Para concorrer à uma bolsa de estudo em ambos os programas, o candidato deve atender cumulativamente, a todos os requisitos de escolaridade pré-definidos em cada curso, renda familiar bruta mensal per capta, no máximo, até um salário-mínimo e meio mensal e participar do processo de análise socioeconômica. Para os programas voltados para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, além dos pré-requisitos já citados, os candidatos deverão participar de processo de habilitação por nota, que consiste na análise das notas finais do estudante nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática referentes a 1ª e 2ª Séries do Ensino Médio.

Para mais informações, como documentação necessária e outros requisitos para participação no processo de concessão de bolsas, os interessados podem acessar o edital publicado na página da EPSA (https://admissao.epsa.com.br/) ou solicitar informações na secretaria da instituição.

Formação pensada para o futuro

A escola, criada e mantida pelos Freis Agostinianos, conta com uma infraestrutura de 3.460m² em um prédio de quatro andares, situado no bairro Brasil Industrial, na região do Barreiro, em Belo Horizonte. “Contamos com um corpo docente altamente qualificado e uma metodologia de ensino dinâmica e interativa para proporcionar aos alunos um ensino que vai além das salas de aulas. Nossos estudantes têm à disposição laboratórios de usinagem mecânica, manutenção automotiva, robótica, eletricidade, hidráulica, pneumática e informática, além de biblioteca informatizada, quadra esportiva e espaços de convivência”, explica o diretor da EPSA.

Os programas da EPSA trazem a concepção educativa com o foco no desenvolvimento humano e na formação profissional. “Para alcançar bons resultados em processos seletivos com inserção no mundo do trabalho, os alunos são preparados por meio de ações práticas que norteiam o itinerário formativo de nossos estudantes. Oferecemos palestras com abordagens relacionadas ao desenvolvimento humano e profissional, workshops, oficinas de currículos, orientação para entrevistas de emprego e estágio”, explica.

Saiba mais sobre a EPSA em https://epsa.com.br/.

Fonte: Interface Comunicação

COMENTÁRIOS