19.4 C
Belo Horizonte
terça-feira, 6 dezembro 2022

Renova Excursão

Inscrições abertas para pós-graduação em Inteligência Artificial do IFMG – Campus Ouro Preto

O IFMG – Campus Ouro Preto está com inscrições abertas, até 31 de outubro, para o processo seletivo da especialização lato sensu em Inteligência Artificial. Podem participar da seleção graduados em Engenharia, Ciência da Computação e áreas afins, bem como candidatos com outras formações, desde que tenham concluído cursos técnicos relacionados aos eixos tecnológicos “Controle e Processos Industriais” ou “Informação e Comunicação”, ou, ainda, que tenham experiência profissional nessas áreas.

São oferecidas 35 vagas – 24 com cobrança de mensalidade e 11 gratuitas – com reserva de vagas para pretos e pardos, indígenas, pessoas com deficiência e servidores efetivos do IFMG.

O curso terá início em janeiro de 2023, com duração de 20 meses e carga horária total de 420 horas. A oferta ocorrerá em modalidade presencial, com 20% da carga horária em EAD. 

Abrindo a caixa preta da IA

A pós-graduação conta com a atuação de professores dos campi Ouro Preto, Ibirité, Sabará e Ribeirão das Neves do IFMG, e também da UFMG e UFOP, nas mais diversas áreas do conhecimento. 

Para a professora Sílvia Grasiella Almeida, coordenadora do curso, esta combinação dá o tom do que se espera da nova especialização, quem tem um viés para a área de humanidades. Para ela, este é um fator diferencial: “Temos docentes não apenas nas áreas de Automação Industrial, mas também Geografia, Gestão da Qualidade, História, Humanidades, Ciências Sociais… É uma mistura essencial para os profissionais que queremos formar, não focando apenas em habilidades técnicas em ciência de dados, linguagem de programação, estatística e algoritmo”.

Ela conta que, desde o início, a proposta era que a nova pós-graduação do IFMG – Campus Ouro Preto se destacasse de outras disponíveis no mercado. “Queríamos oferecer algo a mais, que é o olhar da humanidade para a inteligência artificial. Nosso curso tem por intenção abrir a caixa preta da IA, por isso, não é voltado apenas para quem está na área de engenharia e computação. Se a pessoa tiver alguma habilidade com programação, e graduação em outra área, ela poderá aplicar os novos conhecimentos em sua área de formação”, explica. 

Mercado

O mercado de trabalho para profissionais da área de Inteligência Artificial é amplo e bastante variado, não estando voltado estritamente às empresas de tecnologia. “Marketing, trânsito, mercados financeiro, automobilístico e alimentício, automação residencial… Não tem limite. A IA está em nosso cotidiano, e às vezes, nem percebemos”, destaca Sílvia. 

Entretanto, embora o mercado esteja aquecido, não há mão de obra suficiente para atender a crescente demanda. Segundo a coordenadora, investir em bootcamps ou em treinamentos internos tem sido a solução encontrada por muitas empresas, que chegam a contratar jovens profissionais antes mesmo que finalizem suas graduações. “E com um excelente salário”, ressalta.

Inscrições

As inscrições para especialização em Inteligência Artificial devem ser realizadas de forma online. Todos os detalhes estão disponíveis em www.ifmg.edu.br/ouropreto/.

Fonte: Assessoria de Comunicação do IFMG

Você pode gostar também:

RECENTES

Veja também sobre: