23.5 C
Belo Horizonte
sábado, 1 outubro 2022

Prefeitura da capital abre 2.500 vagas em curso para formação em TI

Estão abertas as inscrições em 2.500 vagas...

Conheça 10 sites para fazer cursos gratuitos e com diploma

Devido ao período econômico que enfrentamos na...
Portal Mais MinasCursosInstituto Federal publica editais ofertando 5.023 vagas em cursos técnicos e de graduação

Instituto Federal publica editais ofertando 5.023 vagas em cursos técnicos e de graduação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) publicou nesta quarta-feira, 24 de agosto, os editais do Processo Seletivo (exame de seleção e vestibular) para ingresso de novos alunos no primeiro semestre de 2023. Conforme os documentos, serão ofertadas 5.023 vagas, distribuídas entre cursos técnicos e de graduação.

As oportunidades de formação profissional são gratuitas e ofertadas nos 18 campi do IFMG, localizados nas cidades de Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista.

Neste processo seletivo, todas as regras foram discriminadas nos editais 53/2022 (graduação) e 54/2022 (cursos técnicos). Para ingresso nos cursos técnicos, os candidatos serão avaliados mediante uma prova agendada para o dia 4 de dezembro de 2022. Já a seleção dos cursos de graduação utilizará as notas obtidas pelos candidatos em uma das últimas dez edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2013 a 2022).

Do total de vagas abertas, 2.369 são para 48 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (para quem já concluiu o ensino fundamental), 597 são destinadas aos 16 técnicos subsequentes (para quem já concluiu o Ensino Médio) e 2.057 são oportunidades de ingresso em 51 cursos de graduação. Além de ingressar via processo seletivo, estudantes que buscam o ensino superior e tenham participado do Enem 2022 também poderão optar em estudar no IFMG pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU), com regras estipuladas em edital específico.

O Processo Seletivo 2023 será gerido pela Fundação Cefet Minas (FCM), contratada via licitação pelo IFMG. O sistema de inscrições será hospedado na página da fundação, por onde os candidatos deverão fazer um cadastro, dentro do período de 12 de setembro a 30 de outubro. O link de inscrição será disponibilizado no site da FCM durante esse prazo. A taxa de inscrição será de R$20,00, e pedidos de isenção poderão ser solicitados até o dia 17 de outubro.

Além do quadro completo de cursos e vagas, os editais trazem informações importantes sobre como funciona o sistema de cotas, o cronograma do vestibular e o conteúdo programático das provas. A leitura dos documentos pelos candidatos é obrigatória. Estudantes surdos que precisarem entrar em contato com o IFMG para tirar dúvidas ou resolver demandas devem enviar mensagem para o e-mail [email protected].

Outras informações, acesse www.ifmg.edu.br.

Fonte: Jornalismo IFMG

Você pode gostar também:

RECENTES

Veja também sobre: