Menu

Oito cursos gratuitos que ensinam a trabalhar com softwares

Plataforma +IFMG tem capacitações on-line em programas que podem auxiliar profissionais na área de tecnologia e produção
12/04/2023 às 15:41
Tempo de leitura
4 min
imagem ilustrativa
imagem ilustrativa

O mercado de trabalho na área de programação e desenvolvimento está cada vez mais amplo e transversal. E, com os avanços tecnológicos, a necessidade de profissionais que tenham habilidades de raciocínio lógico e facilidade de comunicar temas complexos transformam-se em características fundamentais para despontar no meio de inovação e tecnologia.

A Plataforma +IFMG oferece gratuitamente oito cursos para aqueles que desejam melhorar as competências da programação. São eles: “Gestão de projetos com Oracle Primavera P6: módulo 1”, “Operador e programador de sistemas automatizados: práticas iniciais com CLP”, “Programação VBA para Excel: módulo 1”, “Programador Java: nível básico”, “Planejamento de obras utilizando o Microsoft Project”, “Fundamentos de Lógica, Teoria dos Números e Criptografia”, “Operador de Computador: uso do ANSYS”, “Programador Web em Tecnologias Front-End”. 

Os cursos têm carga horária de 20 a 40 horas, são totalmente on-line, não há pré-requisitos para se inscrever e ainda garante certificação na conclusão. O conteúdo programático também pode ser consultado na plataforma, na seção Tecnologia e Produção.

Gestão de projetos com Oracle Primavera P6: Módulo 1 | clique aqui

Este curso foca nos usuários que desejam desenvolver o domínio na ferramenta Oracle Primavera P6. O conteúdo programático aborda temas como: visão geral de projetos, introdução à ferramenta, trabalhando com tarefas, manipulando recursos, relatórios, planejamento e controle de projetos.

Operador e programador de sistemas automatizados: práticas iniciais com CLP | clique aqui

O objetivo do curso é capacitar profissionais a identificar as metodologias de montagem, instalação e manutenção dos Controladores Lógicos Programáveis (CLPs). Durante as aulas, serão abordados os conceitos gerais, linguagens de programação, lógica combinacional e sequencial.

Programação VBA para Excel: Módulo 1 | clique aqui

As aulas são destinadas para estudantes que desejam ter o conhecimento em programação Visual Basic Applications (VBA) para automatizar planilhas do Excel. Durante as aulas, serão abordados os temas introdução ao VBA, declarações de variáveis, cálculos de operadores aritméticos, estruturas de operadores de comparação, funções de tratamento de texto, objetos do Excel, manipulando objetos, criando macros, funções de tipos de dados, entre outros.

Programador Java: nível básico | clique aqui

O curso Programador Java visa introduzir o estudante à programação de computadores com base na sintaxe básica da linguagem Java. Para melhor entendimento, serão aplicados os seguintes conteúdos: introdução à plataforma Java e ambientes de desenvolvimento, operadores aritméticos e precedências, operadores racionais e lógicos, modularização, introdução ao tratamento de eventos em GUI, noções sobre classes e objetos, entre outros.

Planejamento de obras utilizando o Microsoft Project | clique aqui

O objetivo do curso é orientar de forma geral para planejamento orçamentário, programação e gerenciamento de obras de construção civil usando o Ms Project. Introdução e planejamento de obras, exemplo manual de planejamento de uma obra de pequena escala e planejamento de obras no Ms Project são alguns dos tópicos do curso.

Fundamentos de Lógica, Teoria dos Números e Criptografia | clique aqui

Visa à capacitação do estudante ao raciocínio lógico-matemático, com ênfase introdutória da teoria dos números, teoria elementares, resolução de problemas e aplicabilidade em compreensão dos processos de criptografia. Durante as aulas, serão analisados os princípios lógicos, tópicos de teoria dos números e noções básicas de criptografia.

Operador de Computador: Uso do ANSYS | clique aqui

O curso é destinado a profissionais da área de Engenharia que desejam aprender sobre as principais ferramentas de modelagem numérica do software Ansys para a solução de problemas. Os tópicos abordados durante as aulas serão: introdução aos conceitos de elementos finitos e do software, utilização da ferramenta, pré-processamento, solver, pós-processamento e APDL.

Programador Web em Tecnologias Front-end | clique aqui

Visa apresentar a aplicação das técnicas de programação em ambiente web e as principais linguagens em utilização. Os conteúdos aplicados durante o curso são: como funciona a Internet, preparação do ambiente de desenvolvimento, a linguagem HTML, a linguagem CSS e noções da linguagem de programação JavaScript.

O que é a plataforma +IFMG?

É um ambiente de capacitação profissional a distância, com mais de 36 mil pessoas cadastradas de todos os estados do Brasil. Com a finalidade de incentivar a qualificação do público externo e o aperfeiçoamento da expertise institucional em EaD, atualmente a plataforma conta cerca de 100 cursos em oferta, nas mais diversas áreas.

Conheça a plataforma e inscreva-se! 

Fonte: IFMG