Menu

O Mito está de volta!

18/08/2018 às 19:42
Tempo de leitura
4 min

Superação! É a palavra que melhor pode definir o zagueiro Dedé, do Cruzeiro. Após conviver com sérias lesões nos joelhos por três temporadas e pensar em desistir de jogar futebol, deu a volta por cima. E hoje foi convocado pelo técnico Tite para amistosos com a Seleção Brasileira. Os jogos acontecerão nos Estados Unidos, nos dias 7 e 11 de setembro, contra a nação anfitriã e a seleção de El Salvador.

O zagueiro cruzeirense havia feito sua última partida com a camisa da Seleção em 15 de outubro de 2013, num amistoso contra a seleção da Zâmbia. Na ocasião, Dedé marcou um dos gols da vitória por 2 a 0 do Brasil sobre a equipe africana.

Dedé, desde que estourou no Vasco em 2011, sempre manteve grande regularidade e ajudou o Cruzeiro a levar o bicampeonato brasileiro nos anos de 2013 e 2014. Mas, no final da temporada de 2014, o zagueiro protagonizou um drama que quase acabou com sua promissora carreira no futebol. O jogador sofreu grave lesão no joelho direito e ficou afastado dos gramados até o ano de 2016. Só que após retornar aos gramados, não demorou a sentir o joelho que havia sido operado e teve que se submeter à outra cirurgia no mesmo local. Essa situação deixou o camisa 26 do Cruzeiro fora de combate até o ano de 2017.

O zagueiro retornou aos campos em 21 de março de 2017 no empate por 0-0 contra o Joinville, partida válida pela Primeira Liga. Dedé voltou a marcar numa partida oficial em 9 de abril de 2017, anotando o primeiro gol da vitória por 2 a 0 sobre o Democrata, em partida válida pelo Campeonato Mineiro. E, quando tudo parecia que ia se acertar na carreira do atleta, outra lesão, dessa vez no joelho esquerdo. O prazo de recuperação que inicialmente era de seis semanas acabou aumentando gradualmente e o camisa 26 teve que passar por mais uma cirurgia, o que significou o fim da temporada para ele.

Mas Dedé não desistiu e em 2018, no dia de 25 de fevereiro, voltou aos gramados mais uma vez. Só que na atual temporada nada pôde parar o atleta, que retornou aos gramados “voando” e dando nova cara ao sistema defensivo cruzeirense. O zagueiro voltou num nível tão alto que, após somente três meses atuando, chamou a atenção de Tite, treinador da Seleção Brasileira, que o colocou na lista de suplentes para a Copa do Mundo da Rússia.

Passado o período de Copa, Dedé seguiu bem e ganhou um voto de confiança de Tite, sendo chamado para a primeira convocação do novo ciclo da Seleção Brasileira.

Com a convocação e apresentação marcada para os dias 2 e 3 de setembro, Dedé poderá desfalcar o Cruzeiro contra o Botafogo e contra o Sport pelo Brasileirão, além da primeira partida da semifinal da Copa do Brasil, no dia 12 de setembro, contra o Palmeiras. O duelo de volta será no dia 26 de setembro.

Prevendo o possível desfalque de Dedé para a partida contra o Palmeiras, a diretoria do Cruzeiro já prepara toda uma logística para que o atleta possa estar presente no confronto. O diretor de futebol do time celeste, Itair Machado, falou sobre as medidas a serem tomadas para contar com o futebol do zagueiro para o jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil.

“O Cruzeiro já estuda uma possibilidade de logística, já estamos tratando internamente para que a gente possa ter o Dedé dia 12. Não vai ser fácil, vamos ter que fazer uma mágica, mas a gente acredita que há possibilidade”

Leia também: Fábio defende três pênaltis e classifica o Cruzeiro para as semis da Copa do Brasil

Última atualização em 19/08/2022 às 10:53