Deputado Thiago Cota cobra realização de teste da Covid-19 na Região dos Inconfidentes

O deputado Thiago Cota cobra da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais a habilitação de laboratórios da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) na realização de testes para o diagnóstico do coronavírus. Um ofício sobre o assunto foi encaminhado para o gestor da pasta, Dr. Carlos Eduardo Amaral, nesta quinta-feira (02).

Uma lista com 19 laboratórios aptos a colaborar com a Fundação Ezequiel Dias (Funed) foi divulgada pela instituição na quarta-feira (01). No entanto, não houve parecer favorável para a inscrição de centros de análise da Região dos Inconfidentes.

Conforme a reitora da UFOP, Cláudia Marliére, o laboratório da Escola de Farmácia, por exemplo, possui equipamentos e profissionais capacitados para atender a demanda local. “A farmacêutica responsável pelo laboratório possui mais de 20 anos de experiência. Com os aparelhos que possuímos, podemos realizar 600 exames por semana”, esclarece Cláudia.

Com a liberação da Secretaria de Saúde, diagnósticos de casos suspeitos da infecção por Covid-19 em Ouro Preto, Mariana, Itabirito e Conselheiro Lafaiete poderão ser realizados com mais agilidade. Para o deputado Thiago Cota, é inadmissível que a estrutura da instituição pública de educação não seja utilizada nesse período adverso da saúde pública.

“Um caso fatal já foi registrado em Mariana e a previsão é de que os diagnósticos da contaminação aumentem. A UFOP é uma instituição renomada e pode colaborar com um trabalho de qualidade”, afirma. O Laboratório de Imunopatologia, do Núcleo de Pesquisas em Ciências Biológicas (Nupeb) da UFOP, também busca o credenciamento da Funed.

Comentários