Take a fresh look at your lifestyle.

Alimentação Saudável Sem Fingimento: A Escolha dos Campeões – Desafio Brou Bruto

Estão abertas as inscrições para o  Desafio Brou Bruto em Ouro Preto.

O  Desafio Brou Bruto em Ouro Preto é um evento organizado pela equipe Brou aventuras e acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro. No sábado, dia 18, acontecerão a corrida rústica pelas ladeiras da cidade, com percursos de 5 e 10Km e o Desafio Uphill da Brutalidade, que consiste em percorrer subidas íngremes o que nesse desafio especificamente será em um calçamento de 1km. No domingo (19) acontecerá o desafio Brou Bruto de Mountain Bike (MTB). O MTB é uma categoria do ciclismo em que o atleta precisa percorrer trajetos irregulares e com diversos obstáculos. Nesse desafio os atletas que desejam participar podem, no momento da inscrição, escolher entre 2 percursos: completo e reduzido, com as distâncias de 55km e 35km, respectivamente.

Como em toda competição esportiva, para participar do desafio Brou Bruto é necessário se preparar para apresentar-se nas melhores condições possíveis, esse preparo demanda tempo, o qual deve ser usado em sua totalidade para buscar o aprimoramento tanto técnico, quanto físico e psicológico, desse modo é importante salientar que para um bom desempenho em competições é crucial que se tenha uma boa alimentação tanto nos dias de treino quanto nos dias de descanso, bem como nos momentos antes, durante e após o cumprimento das provas.

É necessário que se tenha uma alimentação equilibrada, fornecendo energia e nutrientes suficientes para satisfazer as necessidades nutricionais individuais de cada atleta. A estratégia ideal é seguir uma planilha de treino com planejamento nutricional, lançando mão de acompanhamento em conjunto com treinador e nutricionista, os quais são os profissionais capacitados para prescrever, respectivamente, treinos e planos alimentares de acordo com o perfil e peculiaridades de cada competidor.

De uma forma geral recomenda-se que haja um equilíbrio entre a ingestão e o gasto energético, pois o excesso de peso corporal na forma de gordura contribui para a redução no desempenho da atividade física, e por outro lado, uma rápida diminuição de peso corporal pode apontar uma desidratação e perda de massa magra.

Por se tratar de um exercício de longa duração o principal nutriente da dieta deve ser o carboidrato, pois este é convertido em glicogênio que é o combustível para os músculos e a falta dele é muitas vezes a causa da queda do desempenho de um atleta durante uma competição. O pão, arroz, batata e massas são boas fontes de carboidrato. Vale lembrar que os antioxidantes presentes nas frutas cítricas e no tomate, por exemplo, são ótimas pedidas para combater os radicais livres produzidos durante o esforço, pois estes, em excesso, podem causar lesões musculares.

A hidratação também é de extrema importância, pois durante a atividade física ocorre perda de água e sais minerais por meio do suor, portanto uma hidratação adequada é indispensável para repor essas perdas, para isso além de muita água, em muitos casos é necessário que ocorra também, concomitantemente, a ingestão de eletrólitos.

O consumo de suplementos nutricionais deve ocorrer apenas em caso de prescrição por um profissional habilitado (nutricionista ou médico), o qual fará a indicação conforme a individualidade do atleta, respeitando suas características físicas, perfil nutricional e hábitos diários.

Por fim, como diz o próprio Thiago Drews Brou: “Quem é de ir vai! Vai treinar que tá todo mundo treinando.” Mas a nossa dica é de que além de treinar a parte técnica, o atleta também não finja no que diz respeito à alimentação e procure um nutricionista regularmente, a fim de absorver hábitos alimentares adequados para um bom desempenho esportivo; citando novamente o Brou Bruto, lembre-se que “cavalo anda o que cavalo come!” No mais, boa sorte aos inscritos e cuidem da saúde, pois os resultados nunca serão apenas questão de sorte. Aos que ainda não se inscreveram corram lá no http://www.brouaventuras.com.br/site/desafio-brou-bruto-ouro-preto/inscricoes/ que ainda dá tempo!

Close