Menu

Dia D de Vacinação contra o Sarampo acontece neste sábado, em Minas Gerais

18/10/2019 às 14:20
Tempo de leitura
3 min

Neste sábado (19), acontece a Mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, em todos os postos de Minas Gerais. A iniciativa, denominada como “Dia D”, busca incentivar a imunização de crianças de seis meses até crianças menores de cinco anos de idade não vacinadas. Dividida em duas etapas, a primeira fase segue até o dia 25 de outubro.

O Dia D de Mobilização, em data destaque, mobiliza os postos de saúde de todo o país, incentivando a vacinação dos públicos em questão. Os postos de saúde estarão abertos para atender os interessados em se proteger contra o sarampo ou que não tenham tomado todas as doses.

Em Minas Gerais, cerca de 4 mil postos estarão em funcionamento neste sábado. A estimativa é de que 770.545 crianças ainda não estejam vacinadas contra a doença em todo o estado.

O Dia D

O Dia D integra a primeira etapa da campanha voltada para as crianças. A segunda etapa, que busca mobilizar jovens adultos entre 20 e 29 anos, acontece do dia 18 de novembro até o dia 30. Para esta segunda fase, o Dia D de Mobilização está marcado para o dia 30.

Espera-se que a vacinação seja realizada em cerca de 39 milhões de pessoas ao longo da campanha, totalizando cerca de 20% da população brasileira. No ano de 2019 foram disponibilizados 60,2 milhões de doses da tríplice viral, que imuniza contra sarampo, rubéola e caxumba.

Para o ano de 2020, a expectativa é de que o ministério disponibilize mais de 65,2 milhões de doses, além de abranger o público alvo, atendendo as faixas de 50 a 59 anos.

O aumento dos números de casos confirmados de sarampo, em Minas Gerais

O número de casos confirmados de sarampo em Minas Gerais, desde o início do ano, subiu para 41, de acordo com o Boletim Epidemiológico do Sarampo. As informações foram divulgadas no início do mês de outubro, pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Quatro destes casos ocorreram no primeiro trimestre e a cadeia de transmissão foi contida. Entretanto, a partir de junho de 2019 o número de casos suspeitos aumentou, totalizando 1.420 notificações vindas de 215 municípios no estado. Destes, 733 (51,6%) foram descartados, 650 (45,8%) estão em investigação e 37 (2,6%) casos foram confirmados, sendo detectados novos casos e cadeias de transmissão.