Menu

Dicas para você diminuir os custos da sua empresa

19/12/2018 às 15:26
Tempo de leitura
3 min

As empresas enfrentam um cenário cada vez mais competitivo e, para manter a saúde financeira dos negócios, o corte de custos, que antes acontecia apenas em momentos de crises econômicas, passa a ser uma atitude obrigatória para os gestores.
No entanto, não é uma tarefa tão simples reduzir os custos sem impactar na qualidade do serviço. Qualquer erro dessa natureza pode causar impactos muito negativos até mesmo em negócios de sucesso.
Por isso, antes de começar a cortar custos, existem alguns pontos fundamentais que todas as empresas devem rever. Com isso, sua empresa vai economizar e poderá utilizar esse dinheiro para fazer investimentos a favor do crescimento.  
 

Faça campanhas para redução de custos

Coloque no papel o quanto sua empresa gasta anualmente com água, materiais para escritório ou energia elétrica. Apesar de parecer um custo baixo, quando comparados com custos mais elevados, você pode orientar seus funcionários a utilizarem esses serviços com cautela e consciência.
Em ambientes pouco utilizados, a dica é instalar sensores que apaguem a luz automaticamente quando não houver ninguém. Em relação às torneiras do banheiro, vale instalar sensores que são acionados apenas quando alguém estiver lavando as mãos. Isso evita desperdícios.
Para os materiais utilizados na rotina da empresa, crie um controle. Peça que os funcionários assinem uma planilha dizendo o que foi feito no dia. Assim será mais fácil de mapear os custos e despesas da empresa.
 

Busque novos fornecedores

Uma boa maneira de cortar custos é ouvir proposta de novos fornecedores e rever os contratos dos atuais. No entanto, atente-se à qualidade do serviço prestado por esses novos fornecedores. Não adianta pagar por um serviço mais barato se a qualidade não é satisfatória. Isso pode acabar prejudicando seu negócio.

Aposte na digitalização

Muitos gestores não percebem que as impressões podem ser um gasto desnecessário para a empresa.Uma maneira de economizar nesse quesito é fazer uma campanha de conscientização para os funcionários usarem a frente e o verso das folhas, por exemplo. Outra dica é digitalizar tudo aquilo que for possível. Além de economizar dinheiro, você ainda economiza espaço.

Otimize seu espaço

Com todas essas dicas em ação, não faz sentido utilizar um grande espaço como sede e pagar um aluguel mais caro. Uma boa solução para economizar nesse ponto é alugar uma sala menor para seu escritório e armazenar os pertences, como estoque ou documentos, em um self storage.
É uma solução muito conhecida na Europa e nos Estados Unidos, com um bom custo-benefício e que ainda oferece segurança para você armazenar suas coisas com tranquilidade.

Última atualização em 19/08/2022 às 09:43