Menu

Dicas para deixar a quarentena divertida para as crianças

13/04/2020 às 18:05
Tempo de leitura
4 min

A quarentena pegou todo mundo de surpresa, não é mesmo? Por conta da pandemia do novo coronavírus, o mundo praticamente parou. Muitas empresas, escolas e comércios paralisaram por tempo indeterminado. E agora, o que fazer?

Ao contrário dos adultos que se preocupam com questões financeiras e de saúde, para as crianças ser tornou uma “férias prolongada”. A única diferença é que não podem sair do seu lar.

Para os pais, cuidar dos pequenos durante esse isolamento social é uma grande tarefa. Algumas práticas foram adotadas por diversas famílias para que as crianças fiquem o menos tediosas possível.

Por isso, elaboramos este artigo com algumas dicas para deixar a quarentena divertida para as crianças. Confira!

1. Brincadeiras

Uma excelente opção de diversão são as brincadeiras. Algumas já fazem parte da rotina de muitas crianças, outras nem tanto. O importante é que as brincadeiras sejam de fácil adaptação para serem praticadas dentro dos lares, assim como os seus recursos e materiais utilizados.

Veja uma série de atividades para serem realizadas dentro de casas, apartamentos e para famílias grandes ou pequenas.

● Brincadeiras de artes, como pintura, dobraduras e outras;
● Cabaninha;
● Cantadas de músicas;
● Jogos de tabuleiro;
● Imitação;
● Caça ao tesouro;
● Jogos com bola;
● Entre outras brincadeiras.

2. Receitas

Toda criança já brincou ou brinca de culinária. Por que não aproveitar a quarentena para tornar isso uma atividade real? Existem várias receitas que, com a supervisão de um adulto, são fáceis de serem feitas, até mesmo por uma criança. Deixe que elas ponham a “mão na massa”, literalmente.

Biscoitos, pães, bolos, tortas, enfim, são muitas as possibilidades. Mas, para deixar ainda mais divertido, que tal fazer as deliciosas pipocas doces gourmet? É possível usar Nutella, paçoca, leite ninho e amendoim, além de outras opções. Aproveite receitas como essas e se divirta na cozinha com os seus pequenos.

3. Jogos educativos

Aproveitar o isolamento social para unir a diversão com a aprendizagem é uma ótima opção. Há vários aplicativos que fazem com que a absorção de conhecimento dos pequenos seja superdivertida.

Podemos citar alguns como: “O que tem no espaço?”, “Como são feitas as coisas?”, “Como o corpo humano funciona?”, “Como eram os dinossauros?”. Todos eles podem ser baixados tanto em IOS ou Android.

Há também os quebra-cabeças, que mexem com o desenvolvimento da lógica das crianças. Alguns são mais simples, outros mais complexos. Mas, todos promovem desafios que permitem aos pequenos desenvolver o potencial de resolver problemas.

Jogos de adivinhação também colaboram para o aprendizado e o despertar do
raciocínio lógico deles.

Dicas para deixar a quarentena divertida para as crianças

Imagem ilustrativa – Crédito da foto: Pixabay

4. Leitura

Ter o hábito de leitura não é algo tão comum entre as famílias brasileiras. É importante que os pais ou responsáveis aproveitem esse período de isolamento para influenciar às crianças a adquirirem esse hábito.

Existem algumas maneiras para estimular a leitura na vida das crianças, como a contação de histórias, teatrinhos ou até desenhos. Além de estar contribuindo para o aprendizado dos pequenos, automaticamente você estará se auto influenciando ao hábito de leitura.

5. Sessão de cinema

Que tal um filminho e uma pipoquinha? Uma excelente forma de chamar a atenção das crianças é através de uma sessão de cinema.

Escolha os filmes juntamente com ela, prepare a pipoca, reúna a família e prepare uma maratona que faça com que a percepção de tempo dela passe mais rápido.

Então, gostaram das nossas dicas para deixar a quarentena divertida para as crianças? O que você tem feito com seus filhos durante o isolamento social?

Além das dicas acima, é importante que os pais se atentem com a saúde dos filhos. Siga todas as recomendações de higiene contra o COVID-19 e, na dúvida, considere consultar o pediatra do convênio médico antes de levá-los ao pronto atendimento.

Por: Andreia Silveira, do site PlanodeSaude.net.

Veja também: Governo cancela aulas da rede estadual por tempo indeterminado; o que fazer com as crianças em casa?