Menu

O mercado de trabalho pede um portfólio: saiba como fazer o seu

26/08/2021 às 01:32
Tempo de leitura
4 min
Foto: Canva
Foto: Canva

Atualmente uma das novas exigências de quem pretende ingressar no mercado de trabalho é ter em mãos um portfólio para chamar de seu. O documento é tão importante quanto, senão mais que o currículo comum, isso porque no portfólio é possível exibir seus trabalhos já elaborados para futuros clientes ou para o contratante. 

Ter um bom portfólio pode ser a garantia que você precisa para conquistar a tão sonhada vaga. Mas, você sabe como elaborar um? Não, pois neste artigo vamos te mostrar como fazer um portfólio da Unopar, trazendo dicas e sugestões para tornar a tarefa ainda mais fácil e simplória. 

Você Tem Aproveitado Seu Tempo Corretamente Na Quarentena?

Ao perguntar isso a dez pessoas, pelo menos seis delas responderam que não. Não, tem aproveitado o tempo corretamente no isolamento social ao qual fomos obrigados a nos manter, devido a pandemia do Covid-19. Na verdade, como muitos não esperavam ter de passar por essa situação, não se programaram adequadamente. 

Contudo, ainda é tempo de recuperar o tempo perdido! Que tal começar, com o planejamento e organização do seu portfólio? Organizando os projetos e artigos científicos no portfólio além de você ter seu trabalho sempre à postos caso haja alguma necessidade, é também uma chance de expor seu trabalho a futuros clientes e até mesmo contratantes. 

Principalmente para quem é das áreas de arquitetura, design e outras, ter um portfólio é um diferencial para esses profissionais. Entretanto, não se resume só a eles, jornalistas, redatores, fotógrafos, médicos e muitos outros mais. Até mesmo estudantes podem e devem elaborar portfólios acadêmicos para organizar seus trabalhos escolares.

Portfólio é uma lista de trabalhos de um profissional, empresa ou estudante, no caso de ambientes educacionais. O portfólio é uma coleção de todo o trabalho em andamento na organização relacionado com o alcance dos objetivos do negócio. 

Como já deve ter ficado claro, o portfólio é um instrumento muito importante. Sendo assim, que tal aproveitar o tempinho extra da quarentena para elaborar ou modificar o seu? Seja para atualizar com novos projetos, seja para modificar e melhorar os já existentes, essa é uma excelente atividade para ser realizada. Não perca tempo, comece logo o seu. 

E Qual a Composição do Portfólio da Unopar?

Bem, agora que já esclarecemos sobre a importância de elaborar um portfólio, e o que seria o portfólio, nada melhor que irmos direto ao ponto e mostrarmos como elaborar, e qual seria a estrutura do portfólio da Unopar. O portfólio, como já ficou claro, é composto pelos seus trabalhos elaborados, ou até mesmo com seus projetos e textos escolares, no caso do portfólio acadêmico. 

A composição do portfólio seria:



ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
Como a capa, a qual contém elementos identificatórios, como nome do autor, caso seja um trabalho escolar terá o nome da instituição de ensino, do professor, do curso e da matéria, além do local e do ano.


ELEMENTOS TEXTUAIS
Aqui é onde se encaixa o corpo do texto em si, onde deverá vir todas as suas experiências, seja em ordem cronológica, ou na sua ordem de preferência, como do mais recente trabalho para o mais antigo.


ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
Esse espaço é reservado para as referências que você utilizou ao longo da elaboração do documento, se você leu alguma obra que indicava como elaborar o documento, ou até mesmo uma ideia é caso queira preencher o espaço com recomendações de clientes anteriores.


Bem, caso você não consiga elaborar o portfólio sozinho, poderá contar com a ajuda dos profissionais do MyStudybay, nessa plataforma você encontrará profissionais qualificados e aptos a te auxiliar com suas dúvidas e necessidades. 

Dicas Finais Para o Portfólio

Por fim, separamos algumas dicas para você elaborar um excelente portfólio, vejamos: 

  • Não deixe de elaborar um portfólio, ele poderá ser um instrumento de trabalho muito útil;
  • Antes de iniciar a elaboração, separe seus melhores trabalhos que você gostaria de exibir, tenha em mente que o portfólio nada mais é do que uma vitrine;
  • Caso o projeto seja muito grande, resuma as principais partes.

Bem, esperamos que tenham apreciado as nossas dicas e sugestões. Boa sorte, aproveite o tempo extra livre para dar início ao seu projeto ou para modificar aquele portfólio que há anos não vê uma atualização. Um abraço e até a próxima. 

Última atualização em 21/09/2023 às 17:25