Menu

Doenças do coração matam mais que violência, trânsito e outras enfermidades

27/08/2018 às 20:48
Tempo de leitura
4 min

Você sabe qual é a principal causa de óbitos no Brasil? A resposta não é o câncer ou a violência, nem acidentes de trânsito e sequer a AIDS. O principal motivo que leva os brasileiros à morte são as doenças do coração e da circulação do sangue como o infarto, o AVC, arritmias, pericardite, doença arterial coronariana e cardiomiopatias.
Segundo o Ministério da Saúde (MS), acontecem cerca de 720 paradas cardíacas diariamente no país. O que significa uma média anual de 300 mil casos, sendo que cerca de 100 mil, ou 30% deste total, são fatais.  Já mundialmente falando, a estimativa é de 17,5 milhões mortes por ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Especialistas alegam que são os maus hábitos do dia a dia os catalisadores desse quadro. Colesterol alto, sedentarismo, obesidade e hipertensão são alguns fatores de risco para a saúde do sistema cardiovascular.  “De certa forma, a presença de comorbidades como hipertensão arterial, dislipidemia, diabetes mellitus e os maus hábitos como tabagismo, sedentarismo, a obesidade, aumentam o risco de um evento cardiovascular, como arritmias, insuficiência cardíaca e o mais trágico que são o infarto agudo do miocárdio e o acidente vascular cerebral. Importante ressaltar que com o passar dos anos, principalmente, em mulheres, o risco da fibrilação atrial que é uma arritmia que pode causar o acidente vascular cerebral, aumenta significativamente”, explica a cardiologista, especialista em arritmias cardíacas, Karina Cindy.

Doenças do coração matam mais que violência, trânsito e outras enfermidades

Karina Cindy é cardiologista e especialista em arritmias cardíacas (Crédito da Foto: Luana Moreira)


Karina recomenda que as pessoas que tenham fatores de risco, fiquem atentas e façam acompanhamento regular com seu cardiologista. Aquelas pessoas que não apresentam fatores de risco, a realização de check-up anuais pode revelar possíveis doenças que estejam na fase inicial. A importância de prestarem atenção a possíveis sinais, como falta de ar em repouso ou cansaço excessivo durante o esforço físico, palpitações, dores ou queimações no peito, inchaço nas pernas e formigamento no braço esquerdo são indicadores de possíveis doenças no coração. “É muito relevante procurar um médico ao sentir qualquer um desses sintomas e manter os exames em dia porque é mais simples prevenir as doenças cardíacas do que tratá-las. Se você já teve um infarto ou arritmias cardíacas, o tratamento evita que possa ter complicações futuras”, explica.
Para o conhecimento dos leigos, a prevenção não é tão complicada e dolorida quanto se imagina. Um simples exame de sangue já detecta alterações nos níveis de colesterol, glicemia e tireoide, que estão relacionadas aos fatores de risco. Já o eletrocardiograma oferta mais informações e pode identificar possíveis doenças nas artérias coronárias ou arritmias cardíacas. A partir disso, os médicos podem averiguar e designar exames mais complexos.
Além da realização dos exames e acompanhamento regular com seu médico, o ideal mesmo é ter bons hábitos e cuidar da saúde para levar uma vida mais saudável. Redução do sal na comida, alimentação balanceada, cortar alimentos processados, praticar esportes periodicamente, dormir bem e não fumar, são alguns cuidados importantes. “Todas essas práticas melhoram o condicionamento do corpo, reduzem o colesterol ruim e permitem que o coração possa funcionar de uma forma eficaz”, conclui a cardiologista, Karina Cindy.
Leia também: Aleitamento Materno: A principal oportunidade de se ofertar um alimento perfeito

Última atualização em 19/08/2022 às 10:51