Menu

Dudamel dá sua primeira entrevista coletiva como treinador do Atlético

08/01/2020 às 17:00
Tempo de leitura
5 min

O treinador venezuelano Rafael Dudamel foi apresentado oficialmente na reapresentação da equipe atleticana para a temporada 2020. Após a apresentação, o técnico concedeu uma entrevista coletiva à imprensa esclarecendo seu perfil de trabalho, os planos para o futuro no Atlético, como foi sua saída da Seleção Venezuelana e sobre jogadores que o Galo deve contar para o ano.
O novo treinador do Atlético ainda não se habituou completamente com a língua portuguesa, por isso, contou com uma intérprete ao seu lado para contribuir com a compreensão das perguntas feitas pela imprensa. Entretanto, Rafael Dudamel foi bem claro em suas palavras e deu uma entrevista coletiva mostrando ser um profissional de muita exigência com disciplina e que mostra vontade de vencer.
Apesar de um longo tempo de espera, o presidente do Atlético disse no dia 24 de dezembro que o clube já tinha um treinador escolhido e que já trabalhavam juntos no montante do elenco para 2020. Sobre a ida de Dudamel ao Galo, o técnico disse que para tomar a decisão de ir para o time mineiro, analisou e teve reflexões em dois aspectos: pessoal e profissional.
“Quando conversei com a diretoria, senti rapidamente o profissionalismo, a sinceridade, um projeto, uma grandíssima instituição. Me senti respeitado”, afirmou Dudamel que completou dizendo “Conheço o que significa o Atlético, a dimensão do clube. É uma possibilidade de trabalhar em um lugar que serei muito feliz”.

Saída da Seleção Venezuelana

O treinador Rafael Dudamel contou que sua saída da Seleção da Venezuela, lugar onde conquistou muito respeito, aconteceu devido ao ambiente pouco tranquilo para trabalhar, mesmo tendo Copa América e Eliminatórias da Copa do Mundo para disputar.
“Poucas saídas e términos de contrato são fáceis. Sempre há uma dificuldade para terminar. O término do meu ciclo por lá não foi como eu queria. Mas entendi que já havia uma ruptura com os dirigentes. Na comunicação, no respeito”, afirmou Dudamel.

Perfil do Treinador

Rafael Dudamel lembrou diversas vezes durante a entrevista sobre “triunfar”, disciplina, respeito e hierarquia. Talvez, essas três palavras definem o perfil do técnico, que tem em seu histórico de cobrança com seus jogadores.
Sobre sua filosofia, o novo treinador atleticano disse que seu trabalho como goleiro trouxe muita experiência e que consegue exercê-la em seu trabalho como técnico. E quanto à um tipo de “escola” de treinadores, Dudamel disse que segue várias, mas que faz questão de ter seu perfil próprio.
“Tive uma carreira de mais de 20 anos como goleiro. Tomei alguns gols do Brasil, prefiro não recordar (risos). Como goleiro, aprendi com muitos treinadores. Venezuelanos, argentinos, colombianos… Todas as experiências acumuladas e vividas são boas, mas temos que definir uma linha. Taticamente, gosto da escola colombiana. Da escola europeia eu tiro o trabalho, a intensidade, o profissionalismo. A disciplina é a base de tudo. É o primeiro fundamento que um futebolista deve ter. (Meu estilo) é uma combinação (de escolas), mas sem imitações. Tenho uma identidade própria”, afirmou o treinador.

Dudamel dá sua primeira entrevista coletiva como treinador do Atlético

Crédito da foto: Bruno Cantini / Agência Galo / Atlético

Elenco do Atlético para 2020

Segundo o presidente Sérgio Sette Câmara, Dudamel já havia sido escolhido ainda em dezembro de 2019, antes do natal, e que estaria contribuindo para indicar contratações para o elenco do Atlético de 2020. Sobre as mudanças, o treinador não disse nomes, mas abordou sobre as características do que deverá ser o plantel do time para a temporada.
“O que posso dizer neste momento é que vamos ter um time mais jovem que no ano passado. Com muito talento. Com trabalho, vamos alcançar um nível superior. Por isso sempre falo que temos muito trabalho pela frente”, afirmou o novo treinador.
Sobre contratações, Dudamel disse que há indicações de diversos países. “Temos conversado com Rui (Costa) sobre alguns nomes, algumas posições pontuais. Não queremos dar nomes. Há nomes de vários países. Na construção da equipe, o mais importante é a paciência”, disse o técnico.
Além disso, o meia-atacante Rómulo Otero foi lembrado pelo novo técnico, que manifestou sua vontade de permanecer com o jogador para 2020. Isso porque o atleta já trabalhou com Dudamel na Seleção da Venezuela e parece ter agradado o novo treinador.
Outro tema abordado sobre o plantel do Atlético foi a atenção para os atletas jovens das categorias de base do clube. Dudamel mostra vontade dar espaço aos jogadores novos, mas mostrou rigidez, lembrando que, nos dias de hoje, um jogador de futebol e que o profissional precisa fazer por merecer.
“Vamos observar permanentemente o trabalho e a evolução dos mais jovens. Eles vão ter muito espaço no time de cima. Mas eles precisam ter méritos para isso. Jogador jovem e talentoso tem que trabalhar o triplo do consagrado. Tem que se esforçar, sonhar todo dia com o time principal. Isso exige um esforço muito grande”, afirmou o novo técnico do Atlético.

Dudamel dá sua primeira entrevista coletiva como treinador do Atlético

Crédito da foto: Bruno Cantini / Agência Galo / Atlético

Treinadores Estrangeiros

Rafael Dudamel somou como o quarto treinador estrangeiro no Brasil em 2020, é o maior número da história do país. Quanto a isso, o novo técnico do Atlético foi cauteloso e valorizou o futebol brasileiro.
“Brasil tem o melhor futebol do mundo. Estou seguro que todo o tempo precisamos atualizar, evoluir, crescer. A chegada de treinadores estrangeiros não significa que os técnicos brasileiros estejam atrasados”, disse Rafael Dudamel.