Menu

36 empresas do setor de turismo de Catas Altas podem pedir crédito do Governo Federal

12/05/2020 às 14:22
Tempo de leitura
2 min

Trinta e seis empresas do ramo de turismo de Catas Altas poderão ter acesso ao crédito oferecido pelo Governo Federal.

Isso porque essas companhias (meios de hospedagem e de alimentação, transportadora turísticas, agências de turismo e organizadora de evento) estão legalizadas por possuírem inscrição no Cadastur, um sistema de cadastro nacional que tem o objetivo de reunir todos aqueles que estejam legalmente constituídos e em operação.

Ao todo, o Ministério do Turismo está liberando R$ 5 bilhões para apoiar as empresas do setor durante este momento de pandemia. O recurso foi destinado ao Fundo Geral do Turismo (Fungetur).

Em Catas Altas, as 36 empresas se legalizaram após a Prefeitura lançar uma campanha, incentivando o cadastro.

Dessas companhias, 13 são meios de hospedagem; nove, transportadoras turísticas; 11 fazem parte dos empreendimentos de alimentação; duas são agências de turismo (02); e uma está cadastrada como organizadora de evento.

Além de incentivar a legalização no Cadastur, a Prefeitura trouxe para o município capacitações em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), visando melhorar a qualidade do atendimento ao turista na cidade.

O “Turismo Alta – capacitando para o futuro” é o maior projeto da história do município para o setor, com investimento de R$ 220.700 na realização de 21 capacitações, totalizando 876 horas entre palestras, workshops e cursos.

Cerca de 500 pessoas foram capacitadas, envolvendo empresários e profissionais que atuam no setor, alunos recém-formados no ensino médio, associações e comunidade em geral.

“Sempre tivemos o turismo como um dos setores de maior importância para a economia do município. Por isso, fizemos várias ações com objetivo de profissionalizar o trade turístico. Neste momento de pandemia, não estamos em condições de receber os turistas, mas quando tudo isso passar, pode ter certeza, nossa cidade irá acolher a todos com carinho e segurança”, destaca o vice-prefeito Fernando Rodrigues Guimarães.

Última atualização em 06/09/2021 às 16:16