Menu

Educação profissional terá mais de 5,4 mil novas vagas no segundo semestre de 2019

18/06/2019 às 21:21
Tempo de leitura
3 min

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) vai ofertar, a partir do mês de julho, 5.480 novas vagas na Rede Estadual de Educação Profissional. Para concorrer às vagas, o candidato deverá realizar sua inscrição na escola estadual onde será ofertado o curso de seu interesse. Podem participar estudantes ou demais membros da comunidade escolar. As aulas terão início no dia 29 de julho.

Podem participar estudantes que estão matriculados a partir do 1° ano do ensino médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na rede pública estadual ou, ainda, os estudantes que concluíram essa modalidade de ensino ou equivalente.

Para ingresso no primeiro módulo dos cursos Técnico em Enfermagem e Técnico em Agente Comunitário de Saúde, os candidatos deverão completar a idade mínima de 17 anos e 06 meses até o dia 31/07/2019, em razão da obrigatoriedade da idade mínima de 18 anos para realização do Estágio Obrigatório.

Cada escola poderá organizar seu cronograma de inscrição. Quando o número de candidatos for superior às vagas ofertadas para o curso técnico, a escola deverá realizar sorteio público, observando os princípios da transparência e publicidade.

Cursos ofertados

Serão ofertadas vagas para cursos como agronegócio, logística, administração, secretariado, recursos humanos, eletrônica, entre outros. Ao todo, 106 escolas estaduais vão ofertar as vagas. Elas estão distribuídas em todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs). Confira AQUI a lista completa de cursos e de escolas.

Designação de professores

De acordo com o cronograma, o período de inscrição dos candidatos à designação de professores interessados em atuar nas escolas que ofertam a Educação Profissional Técnica de Nível Médio teve início nesta segunda-feira (17/6). As inscrições poderão ser feitas até o dia 28 de junho nas escolas em que ofertam os cursos. Podem participar educadores interessados em atuar nas novas turmas ou nas que estão em continuidade.

O processo de designação para os profissionais interessados em atuar na educação profissional é regido pelas seguintes normas: Resolução SEE nº 4.112/2019, que estabelece normas para a organização do Quadro de Pessoal das Escolas Estaduais de Minas Gerais; Resolução SEE nº 4.117 de 21 de Janeiro de 2019, alterada pela Resolução SEE nº 4.143/2019.

A classificação dos candidatos está prevista para ser divulgada a partir do dia 15 de julho. Confira AQUI o cronograma completo.

COMENTÁRIOS