O Colégio Técnico (Coltec) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está se preparando para receber os novos estudantes no primeiro semestre letivo de 2024. As inscrições para o processo seletivo serão abertas na próxima segunda-feira, 18 de setembro, e acontecerão exclusivamente pela internet, através do site da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve).
Os candidatos que desejarem solicitar a isenção da taxa de inscrição também poderão fazê-lo a partir do mesmo dia, iniciando uma semana de solicitações que se estenderá até sexta-feira, 22 de setembro.
As inscrições permanecerão abertas até o dia 16 de outubro e englobam cinco cursos oferecidos pelo Coltec: Análises Clínicas, Automação Industrial, Desenvolvimento de Sistemas, Eletrônica e Química. No total, são disponibilizadas 180 vagas, com 36 vagas para cada um dos cursos técnicos oferecidos pelo Coltec. É importante destacar que metade dessas vagas é reservada para candidatos que tenham cursado o ensino fundamental inteiramente em escolas públicas brasileiras.
+ Instituto Federal oferece 10 mil vagas em curso virtual gratuito com certificado
Requisitos e Provas
Para concorrer às vagas, os candidatos devem ter concluído o ensino fundamental ou curso equivalente, ou, no momento da inscrição, estar devidamente matriculados no último ano desse nível de ensino. Ademais, os candidatos menores de 18 anos devem obter a participação e o consentimento formal de seus representantes legais, sejam eles pais ou outros responsáveis, conforme estipulado pelo Código Civil brasileiro.
O processo de seleção compreende uma prova objetiva, composta por 60 questões de múltipla escolha abrangendo língua portuguesa, ciências naturais, matemática, geografia, história geral e do Brasil. A avaliação visa aferir as habilidades de compreensão, análise, síntese e avaliação dos candidatos, com ênfase no raciocínio e na capacidade crítica. A data da prova está marcada para 19 de novembro, e o resultado final será divulgado em 1º de dezembro.
Todas as informações detalhadas sobre o processo seletivo estão disponíveis no edital:
Cronograma
O Coltec
O Colégio Técnico da UFMG foi criado em 1969, através de um convênio entre o Conselho Britânico, a UFMG, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Educação (MEC). Sua missão inicial era atender à demanda de formação de profissionais técnicos de nível médio nas áreas de patologia clínica, instrumentação, eletrônica e química.
Desde então, o Coltec tem evoluído e ampliado seu escopo. Em 1981, o Conselho Universitário da UFMG definiu o Coltec como um espaço para experimentação pedagógica e curricular. Em 2008, o curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas foi incorporado ao currículo, expandindo ainda mais as possibilidades educacionais oferecidas pela instituição.