Menu

Em 100 dias, Bolsonaro cumpriu mais promessas que Dilma e Temer no mesmo período

10/04/2019 às 10:53
Tempo de leitura
2 min

Nesta quarta-feira (10), o presidente Jair Bolsonaro completa 100 dias de governo. Nesse período, o presidente da República  cumpriu cerca de 1/5 das promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2018.

De acordo com um levantamento realizado pelo portal G1, dos 58 compromissos firmados durante a campanha eleitoral, 12 foram cumpridos em sua totalidade. Outros foram cumpridos parcialmente e cerca de 40 ainda não foram colocados em prática. Dois deles ainda não puderam ser avaliados até o momento.

Na comparação com os ex-presidentes Michel Temer e Dilma Rousseff, Jair Bolsonaro conseguiu cumprir mais promessas em seus primeiros dias de governo. No mesmo período, Dilma cumpriu 5 das 55 promessas, enquanto Temer cumpriu 3 de 20 promessas.

 

Promessas de campanha cumpridas por Bolsonaro

 

Das 12 promessas cumpridas, quatro delas foram compromissos econômicos assumidos por Bolsonaro. Dois deles se referem a tributos – “Não aumentar impostos” e “Não recriar a CPMF” . De fato, não houve aumento de impostos e nem a volta da CPMF no período.

Houve também a redução de alíquotas de importação e barreiras não tarifárias, feitas para maquinários e equipamentos industriais e para insumos do setor químico nos primeiros 100 dias de governo. Também entrou em vigor o acordo de livre comércio de automóveis e veículos comerciais leves entre Brasil e México.

Ainda houveram promessas de cunho administrativos cumpridas, como o fim do Ministérios das Cidades, que foi transferido para o Ministério do Desenvolvimento Regional; a criação do superministério da Economia e a alteração da estrutura federal agropecuária, que envolveu a absorção de estruturas que antes estavam sob o comando do Ministério do Meio Ambiente.

Outra promessa cumprida por Bolsonaro que envolve a máquina pública é a da diminuição de servidores comissionados. Em março, através de um decreto, cerca de 21 mil cargos, funções e gratificações do Executivo foram cortados.

Confira o andamento do cumprimento das promessas do governo de Jair Bolsonaro diretamente na página dedicada ao assunto no portal G1, clicando aqui.

Última atualização em 19/08/2022 às 08:36