Em Ouro Preto também teve #Elenão


0

O dia 29 de setembro de 2018 entra para a história da tricentenária Ouro Preto como a data em que ocorreu uma das maiores manifestações já vistas na cidade.

Sob a égide nacional do #Elenão, hashtag que simboliza a rejeição ao candidato ultraliberal de extrema direita Jair Bolsonaro, os movimentos feministas de toda a região (com destaque para a UBM – União Brasileira de Mulheres) organizaram um mega ato no centro histórico da antiga capital de Minas Gerais (Foto 1).

Foto 1: Rua Direita, no centro de Ouro Preto, tomada de manifestantes durante o ato #Elenão.
Foto 1: Rua Direita, no centro de Ouro Preto, tomada de manifestantes durante o ato #Elenão.

Além das responsáveis pela organização do protesto ao candidato extremista, notou-se a presença de representantes de diversas entidades classistas, como o Sindicato ASSUFOP, dos servidores técnicos administrativos da UFOP e SINDUTE, dos trabalhadores da educação pública estadual.

Entretanto, a maior parte dos participantes, eram transeuntes, em sua maioria mulheres, negros e lgbtq+, revoltados com as posturas de Bolsonaro, taxado popularmente de “Coiso” devido às declarações machistas, racistas e homofóbicas.

Chamou a atenção também, entre as diversas falas apresentadas no microfone, a grande unidade das líderes do movimento, todas apresentando enorme preocupação com os rumos do país, em especial da democracia e dos direitos humanos em caso de vitória do “Coiso”.

Merece ainda destaque, o fato deste ter sido um ato extremamente pacífico, com famílias, jovens e adolescentes presentes, mostrando o repúdio de todos à possibilidade de o país vir a eleger um cidadão que defende, entre outras pautas, que as mulheres devem receber salário menor que os homens, no mesmo cargo e função, pelo simples fato de engravidarem.

Assim, com mais de 600 pessoas, muita alegria, paz e politização, Ouro Preto deu o seu recado a todo o país. Na terra dos inconfidentes, não tem espaço para o fascismo.

Ele não! Ele nunca!

Até a próxima.

Pedro Luiz Teixeira de Camargo (Peixe) é Biólogo e Professor, Especialista em Gestão Ambiental e Mestre em Sustentabilidade. Atualmente é Doutorando em Evolução Crustal e Recursos Naturais pela UFOP/MG e Membro da Direção Eixo Sudeste da Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (EcoEco).


Like it? Share with your friends!

0

What's Your Reaction?

hate hate
0
hate
confused confused
0
confused
fail fail
0
fail
fun fun
0
fun
geeky geeky
0
geeky
love love
0
love
lol lol
0
lol
omg omg
0
omg
win win
0
win
Pedro Luiz Teixeira de Camargo (Peixe)
Defino-me como biólogo, professor e atualmente cursando doutorado em Recursos Naturais na UFOP, sou apaixonado por basquete, estudante de temas ambientais, políticos e um eterno rebelde que não se conforma com injustiça de tipo algum contra ninguém. Não acredito em quem não tem lado, que fica em cima do muro, que não possui opinião própria, penso que ter lado é algo primordial, assim sendo não me furto de falar e colocar o que penso, doa a quem doer. Este é meu principal objetivo por aqui, trazer para o debate quinzenal temas polêmicos muitas vezes deixados de lado nos veículos da mídia tradicional. Afinal, como bem fala Fernando Brito, “a política sem polêmica é a arma das elites”.

0 Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Choose A Format
Personality quiz
Series of questions that intends to reveal something about the personality
Trivia quiz
Series of questions with right and wrong answers that intends to check knowledge
Poll
Voting to make decisions or determine opinions
Story
Formatted Text with Embeds and Visuals
List
The Classic Internet Listicles
Countdown
The Classic Internet Countdowns
Open List
Submit your own item and vote up for the best submission
Ranked List
Upvote or downvote to decide the best list item
Meme
Upload your own images to make custom memes
Video
Youtube, Vimeo or Vine Embeds
Audio
Soundcloud or Mixcloud Embeds
Image
Photo or GIF
Gif
GIF format