Menu

Em Sintonia com a Cultura: Sarau Dengo e Sarau Iaiá reinventam a cena artística de Belo Horizonte

Reunindo duas iniciativas, os saraus Dengo e Iaiá, o projeto envolve música, dança, teatro e literatura com 24 atrações em sua programação
13/06/2023 às 10:49
Tempo de leitura
3 min
Atração da primeira edição _ Deh Muss - Foto: Lu Diniz
Atração da primeira edição _ Deh Muss - Foto: Lu Diniz

Em meio ao crescimento da produção cultural autônoma na capital mineira, surge um movimento intrigante: artistas locais adotam o papel de produtores culturais, incentivando e fortalecendo a cena artística de Belo Horizonte. Em resposta a essa onda, novas formas e espaços foram desenvolvidos, incluindo saraus realizados em ambientes peculiares que permitem a artistas locais e visitantes se expressarem livremente.

Essa tendência de apresentações artísticas íntimas encontrou um terreno fértil em Belo Horizonte, atraindo um público cativo que tem a oportunidade de vivenciar a arte de maneira íntima, criando conexões intensas entre artistas e espectadores.

Nessa esteira, duas iniciativas já firmadas em solo mineiro unem forças: o Sarau Iaiá e o Sarau Dengo. Sob a batuta das experientes artistas e produtoras culturais Iaiá Drumond e Flávia Ellen, surge o projeto ‘Dengo Ao Vivo’, uma série de oito saraus gratuitos que ocorrem duas vezes por estação, sempre às quintas-feiras.

Começando em 22 de junho, o projeto irá apresentar 24 atos até abril de 2024. Esses encontros ocorrerão no Espaço Comum Luiz Estrela, um casarão antigo transformado em centro cultural, símbolo da resiliência dos artistas da cidade, onde ocorrem diversos eventos e projetos relacionados à arte, cultura, educação e política.

A programação do ‘Dengo Ao Vivo’, com curadoria das próprias realizadoras, é diversificada e dedicada a artistas e trabalhos autorais. A estreia, em 22 de junho, terá apresentações de Deh Muss, Ed Nasque e Dalva Maria Soares. A segunda edição ocorrerá em 6 de julho, também no Espaço Luiz Estrela, com shows de Tamara Franklin, Morro Encena e Ray Ariana. O projeto é realizado com o apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Iaiá Drumond, uma figura influente no cenário musical desde os 12 anos, é a mente por trás do Sarau da Iaiá, conhecido por dar palco a cantores líricos, bem como a artistas da dança e música instrumental. Durante a pandemia de COVID-19, o evento foi virtual e contou com artistas de diversos locais do Brasil e do mundo.

Flávia Ellen, compositora, cantora e produtora cultural e executiva, é a criadora do Sarau Dengo. Sua experiência inclui ser co-fundadora do Coletivo Mulheres Criando, uma iniciativa vital para a música em Belo Horizonte que oferece voz a mulheres artistas por meio de saraus e festivais. Além de ser premiado nacionalmente, o coletivo ajudou a criar o Sonora – Festival Internacional de Compositoras, o maior festival de compositoras do mundo.

SERVIÇO

  • Dengo Ao Vivo – Sarau Dengo – Edição Inverno
  • Apresentações de: Deh Muss, Ed Nasque e Júlia Elisa
  • Dia 22 de junho (quinta-feira)
  • Horário de abertura da casa: 19h
  • Local: Espaço Comum Luiz Estrela (R. Manaus, 348 – São Lucas, Belo Horizonte – MG)
  • Entrada franca

Programação completa – Dengo Ao Vivo

  • 22/06 Sarau Dengo (inverno)
  • 06/07 Sarau Iaiá (inverno)
  • 21/09 Sarau Dengo (primavera)
  • 05/10 Sarau Iaiá (primavera)
  • 11/01 Sarau Dengo (verão)
  • 25/01 Sarau Iaiá (verão)
  • 21/03 Sarau Dengo (outono)
  • 04/04 Sarau Iaiá (outono)
Última atualização em 13/06/2023 às 10:50