Menu

Enxaqueca ou dor de cabeça? Saiba como identificar

31/12/2019 às 12:00
Tempo de leitura
4 min

Para começo de assunto, precisamos entender que enxaqueca é uma doença e dor de cabeça um sintoma.
A enxaqueca é um distúrbio químico do cérebro, é quando existem algumas substâncias que estão desreguladas no cérebro e isso leva a uma série de crises de uma série de sintomas, incluindo a dor de cabeça.

Sintomas da enxaqueca:

– Dor de cabeça intensa

Geralmente a dor de cabeça começa devagar e vai aumentando, pode ficar pulsátil, geralmente em apenas um lado da cabeça, mas, pode sentir nos dois lados.
Muitas vezes a dor de cabeça causada pelo distúrbio pode ser tão intensa que incapacita a pessoa de conseguir trabalhar.

– Intolerância 

A pessoa que esta com sintomas de enxaqueca procura locais mais escuros, pois a dor causa intolerância à luz.
Pode causar também intolerância a exercícios ou atividades físicas e intolerância a odores fortes.

– Desconforto gastro intestinal 

Enjoo, ânsia de vômito, desconforto gastro intestinal, dificuldade de evacuar também fazem parte da lista de sintomas que a enxaqueca apresenta, além da intolerância a alguns tipos de alimento.
–  Os sintomas podem durar de 4 á 72 horas.

Como tratar a enxaqueca

De acordo com o Dr. Octavio Marques Pontes Neto (USP), a dor de cabeça não é o único sintoma da enxaqueca, mas também são apresentados os sintomas acima mencionados, além da alteração de humor e a dificuldade de concentração.
Quando a crise de enxaqueca tem espaçamento grande, como de 2 a 3 meses, é bom tratar somente quando os sintomas aparecem. No entanto, se o paciente apresenta com frequência, é preciso realmente tratar o distúrbio do cérebro.
A dor de cabeça é tratada com analgésico, já o distúrbio químico do cérebro é tratado com medicação específica. Existem remédios capazes de bloquear o problema químico no cérebro e anulam a crise já no começo.
Segundo Dr. Pontes, antes do início da crise é apresentado no paciente um sintoma chamado “aura”, uma mancha na visão com raios luminosos que aparecem de 20 a 30 minutos antes da crise da doença. Em todos os casos é preciso consultar o médico!
A enxaqueca é uma doença crônica, Dr Pontes alerta:
“Um ponto importante, que é muito pouco compreendido pela população, é que quando os sintomas da enxaqueca estão muito frequentes, de 2 a 3 vezes por semana, 20 vezes ao mês, neste caso é importante começar um tratamento profilático para enxaqueca, ou seja, um tratamento preventivo, um tratamento de longo prazo com remédios que vão bloquear esse problema químico no cérebro, e vão evitar que ador de cabeça apareça. Estes tratamentos geralmente requerem acompanhamento com neurologista, o paciente tem que voltar regularmente, usando esses medicamentos todos os dias, que não são analgésicos, é um medicamento que vai ajustar esse distúrbio químico do cérebro, e além do medicamento, algumas estratégias comportamentais podem ajudar, então, evitar jejum prolongado, tentar identificar quais são os fatores precipitantes das crises, são pontos importantes que junto com o tratamento medicamentoso podem ajudar bastante no controle da enxaqueca.”

Doenças que podem agravar a enxaqueca

Distúrbios hormonais, distúrbios metabólicos, alimentação desregulada podem agravar o quadro de enxaqueca.
Um dos fatores que mais podem transformar essa enxaqueca em quase diária é o abuso dos analgésicos, por isso é importante que a pessoa que apresentem dores de cabeça com frequência procurem um neurologista para realizar o tratamento adequado a essa doença.
Ouça a entrevista completa do Dr. Octávio marques Pontes Neto (USP).