Menu

Chelsea, Newcastle ou retorno ao Brasil: qual o destino perfeito para Neymar, em baixa no PSG?

Ele, que chegou no clube parisiense na temporada 2017/18 pela bagatela de 222 milhões de euros, pode ser negociado pelo PSG ao fim da temporada em uma eventual nova limpeza de elenco.
27/02/2023 às 22:09
Tempo de leitura
3 min
Neymar Jr. - Foto: reprodução/rede social do jogador
Neymar Jr. - Foto: reprodução/rede social do jogador

Aos 31 anos de idade, Neymar pode estar de saída do Paris Saint-Germain após seis temporadas na equipe francesa. Ele, que chegou no clube parisiense na temporada 2017/18 pela bagatela de 222 milhões de euros, pode ser negociado pelo PSG ao fim da temporada em uma eventual nova limpeza de elenco. É verdade que o craque não vive os melhores dias de sua carreira futebolística, mas interessados no futebol do brasileiro não faltam.

Ir para a Premier League poderia fazer o brasileiro voltar a seus melhores dias?

Dois times abertamente interessados em Neymar desde o ano passado são os ingleses Chelsea e Newcastle. Assim como o PSG, dois dos times mais ricos do mundo. No Chelsea, Neymar encontraria jovens reforços badalados, como o zagueiro francês Wesley Fofana, o meio-campista argentino Enzo Fernández e o meia-atacante ucraniano Mykhaylo Mudryk. Desde que comprou o clube em maio do ano passado, o norte-americano Todd Boehly já investiu mais de 600 milhões de euros em reforços.

+ Endrick vs Vitor Roque: qual jovem atacante é melhor?

E de acordo com o Le Parisien, está disposto a investir mais 60 milhões para contar com Neymar a partir da próxima temporada. Esse também é o caso do Newcastle, que em outubro de 2021 foi adquirido por um fundo de investimentos da Arábia Saudita. Eles não contrataram nenhum grande craque mundial de lá pra cá. Neymar seria o primeiro. Mas mesmo sem nomes muito renomados, o projeto vem sendo construído de forma sólida. Inclusive, o time alvinegro tem dez pontos a mais que o Chelsea na tabela da Premier League, e suas chances de jogar a próxima edição da Liga dos Campeões são maiores que a dos Blues.

Em caso de uma volta ao Brasil, qual clube o craque escolheria?

Se a Premier League aparece como o destino mais provável, o Brasileirão não fica muito atrás. O ex-Menino da Vila nunca escondeu de ninguém a vontade de um dia voltar a atuar em solo brasileiro. A questão que fica é: onde ele jogaria? O Santos parece a resposta óbvia, mais Neymar já flertou com Flamengo e Palmeiras por algumas oportunidades, justamente as duas principais potências do continente nos últimos anos.

O fator financeiro poderia pesar nesse sentido. É óbvio que nem mesmo as duas potências conseguiriam arcar com o seu salário de cerca de quatro milhões de euros mensais. Nem em sonho. Mas falando dos padrões do futebol brasileiro, eles teriam muito mais condições de oferecer um salário astronômico para Neymar do que o Santos. O Alvinegro da Vila Belmiro teria que contar com o afeto do craque para levar a melhor numa possível disputa. Cria do clube, Neymar somou 136 gols e 62 assistências em 225 jogos na sua primeira passagem. Conquistou o Paulistão de 2010, 11 e 12; a Copa do Brasil 2010, a Libertadores 2011 e a Recopa de 2012.

COMENTÁRIOS