Menu

Por que Neymar hesita em voltar à Seleção Brasileira?

A maioria dos times precisa de uma estrela como Neymar, afinal ele é uma força criativa que pode fazer jogadas para seus companheiros, mas também tem a capacidade de mudar o placar sozinho.
09/02/2023 às 18:20
Tempo de leitura
4 min
Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Após a decepcionante campanha do Brasil na Copa do Mundo de 2022, seu craque, Neymar Jr., não tem certeza se voltará à seleção. Ele é o maior artilheiro do país, o que representa um fator de grande importância, já que, se ele sair, o time ficará ainda mais desfalcado.

A maioria dos times precisa de uma estrela como Neymar, afinal ele é uma força criativa que pode fazer jogadas para seus companheiros, mas também tem a capacidade de mudar o placar sozinho. Você sempre verá Neymar sendo um jogador influente para o Brasil. Ele adora jogar pelo país e isso rendeu uma vitória na Copa América e uma medalha de ouro olímpica.

Porém, a Copa do Mundo é sempre a principal meta, mas durante a passagem de Neymar pelo time, a decepção se tornou constante. A sequência de 2014 foi provavelmente a mais importante devido à derrota por 7 a 1 contra a Alemanha. No entanto, esta corrida de 2022 pode ser a mais devastadora, já que eles estavam preparados para ser o melhor time do mundial, sendo até mesmo apontados como favoritos do pré-torneio em sites de apostas como Sportsbet-io.

Brasil segue na luta pela final da Copa do Mundo

Nas últimas Copas do Mundo, o time brasileiro não tem sido o Brasil usual com o qual as pessoas estão acostumadas. Eles são pentacampeões no evento, que é o maior acúmulo de títulos de todos os países. No entanto, desde que venceram em 2002, lutam para voltar à final. Países como França, Argentina e Alemanha têm sido mais consistentes desde então, o que prejudica o Brasil.

A Copa do Mundo é o maior palco do futebol, mas os brasileiros sempre dão um jeito de se destacar no evento. Vendo que Neymar disputou as últimas três Copas do Mundo, é difícil ignorá-lo. Ele é considerado o melhor jogador do país da última década, mesmo assim o time encontra dificuldades em vencer.

Neymar está envelhecendo

Aos 30 anos, Neymar não deve se aposentar tão cedo, mas a pode ser a reta final para ele. Este é o momento em que os corpos dos jogadores de futebol começam a se desgastar. Isso é especialmente verdadeiro para jogadores que começaram no profissional quando eram adolescentes, como Neymar. Basta dar uma olhada em algumas estrelas que começaram a se desgastar neste ponto, incluindo Ronaldo e Wayne Rooney.

Quando a Copa do Mundo de 2026 chegar, Neymar terá 34 anos, o que não é nada velho, mas a agilidade deve ser diferente do que vimos em 2022. Neymar não depende de seu atletismo para ser uma estrela, mas se ele for mais lento do que antes, os zagueiros terão a chance de detê-lo.

A porta está se fechando lentamente

Devido à sua idade e ao seu papel potencialmente diminuindo, a porta de Neymar para a glória na Copa do Mundo pode estar se fechando. Ele já disse à mídia que hesita em voltar à Seleção Brasileira. Neymar disse: ‘Sinceramente, não sei. Acho que falar agora é ruim por causa do calor do momento. Talvez eu não esteja pensando direito. Dizer que é o fim seria me apressar, mas também não garanto nada. Vamos ver o que acontece daqui para frente’.

Embora Neymar possa estar pensando em deixar o cenário do futebol internacional, ainda há esperança para ele no futuro. O Brasil continua a desenvolver alguns dos melhores jogadores do mundo e se Neymar acredita mesmo no sistema, ele pode ter uma grande chance de vencer o evento, assim como seu mentor e amigo próximo, Lionel Messi, fez com a Argentina.

Espera-se que o Brasil seja um time favorito do Sportsbet-io em 2026, com ou sem Neymar, porque o mundo do futebol vai continuar girando, mas vai ser muito melhor com ele ainda jogando.