Série C? Chances de rebaixamento crescem para o Cruzeiro

Publicado: última atualização em 0 comment

O Cruzeiro ficou apenas no empate em 1 a 1 contra o Vila Nova na noite dessa segunda-feira, 1º de novembro, na Arena Independência, em jogo válido pela 33ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Ambos os gols foram marcados em cobranças de pênalti, Clayton abriu o placar para o time visitante e Giovanni empatou para a Raposa.

A partida foi marcada por vários acontecimentos. Primeiro, houve um atraso de quase 10 minutos devido a uma queda de energia na Arena Independência. Depois, por conta do temporal em Belo Horizonte, o estado do gramado ficou precário e, logo aos 12 minutos do primeiro tempo, o árbitro decidiu interromper o jogo. Depois de 38 minutos de paralisação, com a chuva diminuindo de intensidade e a drenagem do gramado funcionando, a partida enfim foi retomada.

Série C? Chances de rebaixamento crescem para o Cruzeiro
Foto: Gustavo Aleixo / Cruzeiro

Aos 31 minutos, Nonoca fez falta em Alesson dentro da área e, depois de revisão no VAR, o árbitro marcou penalidade máxima a favor dos visitantes, que foi convertido por Clayton.

Na sequência, Rafael Donato derrubou Wellington Nem dentro da área, e o árbitro marcou pênalti para o Cruzeiro, que foi convertido aos 38 minutos por Giovanni.

Fantasma da Série C

Com o resultado, o Cruzeiro chegou aos 40 pontos e ocupa a 14ª posição na tabela de classificação. Como o confronto diante do Vila Nova foi o primeiro da rodada, todos os outros 18 times da Série B estão com um jogo a menos que a Raposa. A Ponte Preta, que ocupa a 15ª colocação, pode ultrapassar o time celeste, já que tem apenas dois pontos a menos que a equipe mineira.

Portanto, caso a Macaca vença, o Cruzeiro descerá uma posição, ficando a duas posições da zona de rebaixamento. Nenhuma equipe do Z-4 pode ultrapassar a Raposa nesta rodada, mas o Londrina, que abre a zona da degola, ficará a apenas dois pontos do time celeste.

De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a chance de rebaixamento do Cruzeiro é de 7,1%.

Novembro decisivo

Restam cinco jogos para o fim da temporada, todos acontecerão neste mês, e o Cruzeiro terá um confronto direto contra o Londrina, fora de casa, na próxima rodada. É a grande oportunidade da Raposa vencer e se afastar da zona de rebaixamento para a Série C. Depois, o time celeste enfrenta o Brusque em casa, Vitória e Sampaio Corrêa fora, e encerra a temporada diante do Náutico em BH.

O Brusque e o Vitória estão abaixo do Cruzeiro na tabela de classificação, portanto serão mais duas decisões para a Raposa fugir do rebaixamento para a Terceira Divisão. Na temporada passada, o Náutico fugiu da Série C fazendo 44 pontos. Os matemáticos apontam que a pontuação de segurança necessária para fugir da zona da degola é 45 pontos. Sendo assim, o time celeste precisaria de uma vitória e dois empates em cinco jogos para se manter na Segundona no ano que vem.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS